Missão e Valores

O MORE CoLAB

O MORE CoLAB é uma associação sem fins lucrativos de direito privado reconhecida desde 2018 como Laboratório Colaborativo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Resulta do consórcio de unidades de investigação, laboratórios, instituições de ensino superior, centros tecnológicos, empresas e instituições intermédias e de interface.

Missão e Valores

Nascemos com a missão de aproximar as regiões de montanha e de olhos postos no Mediterrâneo. A sustentabilidade económica, ambiental e social representa os nossos pontos cardeais e a inovação de produtos e serviços, a aposta no emprego qualificado e o respeito pelos produtos endógenos, tradições e comunidades destas regiões são as nossas coordenadas.

Onde estamos

Bragança

Polo Macedo de Cavaleiros

Polo Mêda

Aproximamos Montanhas,
lado a lado com os nossos parceiros.

Organização

A composição dos órgãos sociais para o triénio 2024-2027 é a seguinte:

Mesa da Assembleia Geral

Presidente – TECPAN – Tecnologia e Produtos para Pastelaria e Panificação Lda.
Vice-Presidente – Instituto Politécnico da Guarda
Secretário – Resíduos do Nordeste, EIM, S.A.

Direção

Presidente – Instituto Politécnico de Bragança
Vice-Presidente – Instituto de Soldadura e Qualidade
Vogal – DEIFIL Technology, Lda.

Conselho Fiscal

Presidente – Associação para o Desenvolvimento do Brigantia Ecopark
Secretário:
– Universidade do Porto (Vogal efetivo)
– Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação

Vogais suplentes:

– APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro,
– Oldcare Unipessoal Lda.
– ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto.

Conselho Científico

Presidente – Lillian Barros, Instituto Politécnico de Bragança

Vice-Presidente – Alírio Rodrigues, Laboratory of Separation and Reaction Engineering

– José Santos, Instituto Politécnico de Bragança
–Nuno Mateus, Rede de Química e Tecnologia
–Beatriz Oliveira, Rede de Química e Tecnologia
–Madalena Dias, Laboratory of Separation and Reaction Engineering
–Cristina Ascenço, Instituto de Soldadura e Qualidade
–João Nunes, Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação
–Albino Bento, Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos – Associação CNCFS
–Domingos Lopes, Fundação Côa Parque
–Francisco Pavão, APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro
–Maria de Fátima Oliveira, Deifil – Green Biotechnology

Conselho Consultivo

-Martin Price
–Christian Zacherl

Associados

Universidades

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.

O Politécnico da Guarda é instituição de ensino superior de direito público, ao serviço da sociedade, orientada para a produção e difusão do conhecimento, criação e transmissão da cultura e do saber de natureza profissional, da ciência, da tecnologia e das artes, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.

A U.Porto tem por missão a criação de conhecimento científico, cultural e artístico, a formação de nível superior fortemente ancorada na investigação, a valorização social e económica do conhecimento e a participação ativa no progresso das comunidades em que se insere.

Empresas

O ISQ é uma referência nacional e internacional em consultoria técnica, formação especializada e certificação para a indústria. Com 60 anos de experiência, oferecemos soluções de alta qualidade nas áreas de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios, Investigação e Desenvolvimento (I&D), e Inovação.

Constituída por um laboratório de propagação in vitro e uma área de aclimatização, a DEIFIL possui uma capacidade produtiva superior a um milhão de plântulas por ano. Em colaboração com centros de I&DT estamos a desenvolver e criar novos produtos, para assim conseguirmos acompanhar as crescentes exigências do mercado.

A Resíduos do Nordeste, EIM, S.A. é uma empresa intermunicipal, com sede em Mirandela, constituída em 31 de outubro de 2002 pelas Associações de Municípios do Douro Superior, da Terra Fria do Nordeste Transmontano e da Terra Quente Transmontana, iniciando a sua atividade em 01 de abril de 2003.

O sonho “OldCare” teve início em 2007 no âmbito de um projeto académico para uma cadeira do curso de Gerontologia. Mais tarde, em 2008, esse projeto foi desenvolvido no 5º Poliempreende do Instituto Politécnico de Bragança, e foi na Incubadora de Empresas do IPB, em 2009, que deu os primeiros passos. O Fundador da OldCare é licenciado em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança e Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Sementes Vivas é uma empresa Ibérica especializada na produção e comercialização de sementes biológicas e biodinâmicas de polinização aberta. Área de produção própria de 25 hectares que está cada vez mais voltada para ensaios e melhoramento de sementes, para serem entregues a produtores de sementes locais, para multiplicação.

A empresa desenvolve e produz aditivos e misturas para a indústria de panificação e confeitaria.

Associações

O Parque de Ciência e Tecnologia “Brigantia-EcoPark” faz parte do PCT-TMAD (Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro). É gerido por uma sociedade privada sem fins lucrativos, com objetivos científicos e tecnológicos (Associação para o desenvolvimento do Brigantia-EcoPark).

A Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação é uma associação sem fins lucrativos de direito privado e uma instituição de I&D do sistema nacional científico e tecnológico não empresarial, que foi fundada em maio de 2010 e iniciou as suas atividades em setembro de 2011, tendo, atualmente, a sua sede em Oliveira do Hospital (local principal de atividade) dois polos na região norte, em Macedo de Cavaleiros e Alfandega da Fé, e ainda outro em desenvolvimento no Alentejo, resultado do trabalho levado a cabo nessa região, com o objetivo da criação pioneira das simbioses regionais.

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e tem por objetivo promover o desenvolvimento do setor dos frutos secos em Portugal, pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento.

A REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) foi formalmente constituída como uma organização científica sem fins lucrativos, em janeiro de 2003, como uma parceria das Universidades do Porto e NOVA de Lisboa, localizadas nas duas principais cidades portuguesas. Resulta de uma colaboração de longa data entre dois Centros de Investigação destas Universidades nos domínios da Química, Bioquímica, Engenharia Química e Biotecnologia, Farmacologia e Ciência e Tecnologia Alimentar.

A APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro está sediada em Mirandela. A APPITAD promove a utilização de métodos de proteção integrada, bem como a divulgação, disseminação e inovação em torno de temas relevantes para a atividade agrícola.

A Côa Parque – Fundação para a salvaguarda e valorização do Vale do Côa, também designada por Fundação Côa Parque, foi criada em 2011, para gerir o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa. Tem como fins principais a protecção, conservação, investigação, e divulgação da Arte do Côa, e demais património do Vale do Côa, aliando a capacidade de atração do Museu às visitas públicas à arte rupestre.

Equipa

Albino António Bento

CEO

Albino António Bento é licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD, tendo concluído o mestrado em Proteção Integrada no ISA/UTL e obtido o grau de doutor em Ciências Agrárias – Ciências Agronómicas pela UTAD. Tem Título de Agregado em Engenharia Agronómicas pelo ISA/UTL.

É Professor Coordenador Principal da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, desde agosto de 2012, Presidente do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos e Investigador do Centro de Investigação da Montanha ‐ CIMO.

Entre 2005 e 2017, assumiu as funções de Presidente/Diretor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.

Bárbara Matias
Técnica de Inovação
Cátia Vale
Técnica de Inovação
Inês Campello
Técnica de Inovação
Leandro Santos
Técnico de Inovação
Luciana Silva
Técnica de Inovação
Natacha Pinto
Técnica de Inovação
Sofia Nunes
Técnica de Inovação
Vanessa Afonso
Jurista
Wacila Cá
Estagiária
Carina Oliveira
Técnica de Inovação
Carolina Campos
Técnica de investigação
Leonardo Alves
Técnico de Investigação
Maria Seixas
Técnica de Investigação
Mikael Moura
Técnico de Investigação
Sara Rodrigues
Técnica de Investigação
Silvana Costa
Técnica de Investigação
Ana Paula Pereira
Técnica de Investigação
Andreia Padrão
Técnica de Investigação
Ermelinda Silva
Técnica de investigação
Fátima Martins
Técnica de Investigação
João Pinto
João Pinto
Técnico de Investigação
Luana Fernandes
Técnica de Investigação
Lucas Zafanelli
Técnico de Investigação
Luís Rocha
Técnico de Investigação
Luís Silva
Técnico de Inovação
Natércia Fernandes
Técnica de Investigação
Elisabete Freitas
Técnica de Investigação
Estefânia Gonçalves
Técnica de Investigação
Gonçalo Silva
Técnico de Investigação
Higor Rosse
Técnico de Investigação
Luís Afonso
Técnico de Inovação
Rui Fernandes
Técnico de Investigação
Patrícia Cordeiro
Coordenadora Técnico-Científica
Carolina Carvalho
Técnica de Inovação
José Francisco
Técnico de inovação

FAQ’s

O que fazemos?

O MORE CoLAB é uma associação privada sem fins lucrativos reconhecida desde 2018 como Laboratório Colaborativo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Promove a transferência de conhecimento entre o sistema científico e o tecido empresarial através de candidaturas a projetos e fundos competitivos nacionais e internacionais e prestações de serviços nas nossas áreas de intervenção.

Como fazemos?

Identificamos necessidades e desafios específicos nas áreas de Montanha Mediterrânica e mobilizamos cadeias de valor criando oportunidades de negócio baseadas em ciência e tecnologia. Diversificamos, estimulamos e coordenamos atividades baseadas no conhecimento científico com vista a criar valor económico e social em áreas como os produtos endógenos, tradições locais, produtos inovadores, novas formulações e tecnologias digitais.

Quais as áreas de intervenção e atividades de I&D?

Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas – valorização de recursos biológicos de montanha, práticas agroecológicas, monitorização de solos, pragas e rega, restauro de ecossistemas e consultoria agrícola/florestal.

Produtos e Processos de Base Biológica – valorização da biodiversidade alimentar, desenvolvimento de ingredientes naturais e formulações biológicas, novas tecnologias alimentares e assessoria técnico-científica.

Tecnologias Inteligentes – soluções de software, redes de comunicação inteligente, energia sustentável, tecnologias para agricultura e indústria alimentar, e apoio à transição digital e energética.

Património, Turismo e Bem-estar – projetos para envelhecimento ativo e qualidade de vida, valorização do património cultural/turístico, digitalização, eventos científicos e consultoria em turismo sustentável.

Onde estamos?

O MORE CoLAB tem sede em Bragança e dois polos:
• Polo do Vale do Côa e Centro Interior (Mêda)
• Polo de Macedo de Cavaleiros.

Como apresentar uma ideia de projeto ou prestação de serviços?

Para cada área de intervenção do MORE CoLAB é possível agendar reunião com a respetiva coordenação. Os contactos estão disponíveis no nosso website.