Missão e Valores
O MORE CoLAB
O MORE CoLAB é uma associação sem fins lucrativos de direito privado reconhecida desde 2018 como Laboratório Colaborativo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Resulta do consórcio de unidades de investigação, laboratórios, instituições de ensino superior, centros tecnológicos, empresas e instituições intermédias e de interface.
Missão e Valores
Nascemos com a missão de aproximar as regiões de montanha e de olhos postos no Mediterrâneo. A sustentabilidade económica, ambiental e social representa os nossos pontos cardeais e a inovação de produtos e serviços, a aposta no emprego qualificado e o respeito pelos produtos endógenos, tradições e comunidades destas regiões são as nossas coordenadas.
Onde estamos

Bragança
Polo Macedo de Cavaleiros
Polo Mêda
Aproximamos Montanhas,
lado a lado com os nossos parceiros.
Organização
A composição dos órgãos sociais para o triénio 2024-2027 é a seguinte:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente – TECPAN – Tecnologia e Produtos para Pastelaria e Panificação Lda.
Vice-Presidente – Instituto Politécnico da Guarda
Secretário – Resíduos do Nordeste, EIM, S.A.
Direção
Presidente – Instituto Politécnico de Bragança
Vice-Presidente – Instituto de Soldadura e Qualidade
Vogal – DEIFIL Technology, Lda.
Conselho Fiscal
Presidente – Associação para o Desenvolvimento do Brigantia Ecopark
Secretário:
– Universidade do Porto (Vogal efetivo)
– Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação
Vogais suplentes:
– APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro,
– Oldcare Unipessoal Lda.
– ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto.
Conselho Científico
Presidente – Lillian Barros, Instituto Politécnico de Bragança
Vice-Presidente – Alírio Rodrigues, Laboratory of Separation and Reaction Engineering
– José Santos, Instituto Politécnico de Bragança
–Nuno Mateus, Rede de Química e Tecnologia
–Beatriz Oliveira, Rede de Química e Tecnologia
–Madalena Dias, Laboratory of Separation and Reaction Engineering
–Cristina Ascenço, Instituto de Soldadura e Qualidade
–João Nunes, Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação
–Albino Bento, Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos – Associação CNCFS
–Domingos Lopes, Fundação Côa Parque
–Francisco Pavão, APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro
–Maria de Fátima Oliveira, Deifil – Green Biotechnology
Conselho Consultivo
-Martin Price
–Christian Zacherl

Áreas de Intervenção
Associados
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.
O Politécnico da Guarda é instituição de ensino superior de direito público, ao serviço da sociedade, orientada para a produção e difusão do conhecimento, criação e transmissão da cultura e do saber de natureza profissional, da ciência, da tecnologia e das artes, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.
A U.Porto tem por missão a criação de conhecimento científico, cultural e artístico, a formação de nível superior fortemente ancorada na investigação, a valorização social e económica do conhecimento e a participação ativa no progresso das comunidades em que se insere.
O ISQ é uma referência nacional e internacional em consultoria técnica, formação especializada e certificação para a indústria. Com 60 anos de experiência, oferecemos soluções de alta qualidade nas áreas de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios, Investigação e Desenvolvimento (I&D), e Inovação.
Constituída por um laboratório de propagação in vitro e uma área de aclimatização, a DEIFIL possui uma capacidade produtiva superior a um milhão de plântulas por ano. Em colaboração com centros de I&DT estamos a desenvolver e criar novos produtos, para assim conseguirmos acompanhar as crescentes exigências do mercado.
A Resíduos do Nordeste, EIM, S.A. é uma empresa intermunicipal, com sede em Mirandela, constituída em 31 de outubro de 2002 pelas Associações de Municípios do Douro Superior, da Terra Fria do Nordeste Transmontano e da Terra Quente Transmontana, iniciando a sua atividade em 01 de abril de 2003.
O sonho “OldCare” teve início em 2007 no âmbito de um projeto académico para uma cadeira do curso de Gerontologia. Mais tarde, em 2008, esse projeto foi desenvolvido no 5º Poliempreende do Instituto Politécnico de Bragança, e foi na Incubadora de Empresas do IPB, em 2009, que deu os primeiros passos. O Fundador da OldCare é licenciado em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança e Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A Sementes Vivas é uma empresa Ibérica especializada na produção e comercialização de sementes biológicas e biodinâmicas de polinização aberta. Área de produção própria de 25 hectares que está cada vez mais voltada para ensaios e melhoramento de sementes, para serem entregues a produtores de sementes locais, para multiplicação.
A empresa desenvolve e produz aditivos e misturas para a indústria de panificação e confeitaria.
O Parque de Ciência e Tecnologia “Brigantia-EcoPark” faz parte do PCT-TMAD (Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro). É gerido por uma sociedade privada sem fins lucrativos, com objetivos científicos e tecnológicos (Associação para o desenvolvimento do Brigantia-EcoPark).
A Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação é uma associação sem fins lucrativos de direito privado e uma instituição de I&D do sistema nacional científico e tecnológico não empresarial, que foi fundada em maio de 2010 e iniciou as suas atividades em setembro de 2011, tendo, atualmente, a sua sede em Oliveira do Hospital (local principal de atividade) dois polos na região norte, em Macedo de Cavaleiros e Alfandega da Fé, e ainda outro em desenvolvimento no Alentejo, resultado do trabalho levado a cabo nessa região, com o objetivo da criação pioneira das simbioses regionais.
O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e tem por objetivo promover o desenvolvimento do setor dos frutos secos em Portugal, pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento.
A REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) foi formalmente constituída como uma organização científica sem fins lucrativos, em janeiro de 2003, como uma parceria das Universidades do Porto e NOVA de Lisboa, localizadas nas duas principais cidades portuguesas. Resulta de uma colaboração de longa data entre dois Centros de Investigação destas Universidades nos domínios da Química, Bioquímica, Engenharia Química e Biotecnologia, Farmacologia e Ciência e Tecnologia Alimentar.
A APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro está sediada em Mirandela. A APPITAD promove a utilização de métodos de proteção integrada, bem como a divulgação, disseminação e inovação em torno de temas relevantes para a atividade agrícola.
A Côa Parque – Fundação para a salvaguarda e valorização do Vale do Côa, também designada por Fundação Côa Parque, foi criada em 2011, para gerir o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa. Tem como fins principais a protecção, conservação, investigação, e divulgação da Arte do Côa, e demais património do Vale do Côa, aliando a capacidade de atração do Museu às visitas públicas à arte rupestre.
Equipa
Albino António Bento
CEO
Albino António Bento é licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD, tendo concluído o mestrado em Proteção Integrada no ISA/UTL e obtido o grau de doutor em Ciências Agrárias – Ciências Agronómicas pela UTAD. Tem Título de Agregado em Engenharia Agronómicas pelo ISA/UTL.
É Professor Coordenador Principal da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, desde agosto de 2012, Presidente do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos e Investigador do Centro de Investigação da Montanha ‐ CIMO.
Entre 2005 e 2017, assumiu as funções de Presidente/Diretor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.
Ana Luísa Machado é Mestre em Inovação Alimentar, Pós-Graduada em Segurança Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa e Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Detém também Pós-graduação em Segurança no Trabalho, pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Assume desde fevereiro 2024 a Direção de Operações no MORE CoLAB, estando responsável pela coordenação das áreas de comunicação, Sistema de Gestão da Qualidade/Segurança e Saúde no Trabalho e departamento Administrativo-financeiro.
Tem experiência em controlo da qualidade e análise físico-química no setor das carnes e frutas, bem como em implementação de sistemas da qualidade, formação de colaboradores sobre boas-práticas em qualidade, higiene e segurança, no controlo e validação de especificações de clientes / fornecedores e gestão de equipas. Nos últimos anos, adquiriu competências no sector da extração vegetal, produtos naturais/biológicos e também em análises físico-químicas para este mesmo domínio. Tem ainda formação de auditora interna e auditora FSSC 22000, bem como o curso de Formação Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho – Nível VI.
Bárbara Matias é mestre em Ciências da Comunicação – Variante Jornalismo (UTAD), licenciada em Ciências da Comunicação (UTAD), detém o diploma de Estudos Avançados no Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios (UTAD) e frequenta atualmente o Doutoramento em Ciências da Cultura (UTAD), abordando os temas da digitalização e patrimonialização em contexto museológico. No MORE CoLAB desempenha funções de técnica de inovação na equipa de comunicação. As suas competências incluem a produção de conteúdos escritos (copywriting) para redes sociais, comunicação de projetos, assessoria de imprensa, organização de eventos e gestão de backoffice. Tem background em jornalismo especializado (indústria têxtil e moda), branding e gestão de marcas (moda, calçado e joalheria), gestão de equipas, equipamentos e eventos culturais.
Cátia do Vale é Licenciada em Economia pela Universidade de Beira Interior e mestre em Economia pela Universidade do Porto. No MORE CoLAB é técnica de inovação no Departamento Administrativo e Financeiro. As suas responsabilidades incluem o controlo orçamental de atividades cofinanciadas ou contratadas, submissão de pedidos de reembolso, de saldo final, de reprogramação e execução de relatórios financeiros para as entidades financiadoras.
Maria Inês Cabral Campello, licenciada em Gestão de Empresas, pela Universidade Portucalense, em 1999.
No MORE CoLAB, integrada no Departamento Administrativo e Financeiro, exerce funções de carater financeiro, nomeadamente, controle de verbas internas, planeamento financeiro, gestão de contas correntes de fornecedores, gestão de tesouraria e pagamentos, organização dos processos de aquisições ao abrigo das regras da contratação pública e gestão de recursos humanos.
As suas competências, em função da sua experiência laboral, assentam na gestão financeira de projetos co-financiados e controle económico e financeiro.
Leandro Santos é licenciado em Informática e Comunicações pelo Instituto Politécnico de Bragança – EsACT (Portugal). No MORE CoLAB desempenha a função de técnico de informática. As suas competências incluem suporte técnico, implementação de medidas de segurança de dados, e desenvolvimento de software. Possui especialização em desenvolvimento de software, administração de redes e serviços de comunicações. Além disso, tem experiência no desenvolvimento Full Stack, tanto para ferramentas WEB como aplicações nativas (mobile), SysAdmin, resolução de problemas, e automação e melhoria contínua.
Luciana Silva é mestre em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Politécnico de Bragança. No MORE CoLAB desempenha funções de técnica de inovação no Departamento Administrativo e Financeiro. As suas responsabilidades abrangem nomeadamente a gestão administrativa e financeira de projetos, incluindo a elaboração de informações financeiras, submissão de pedidos de reembolso e saldo final e validação de orçamentos das candidaturas, de forma a garantir que os mesmo estejam alinhados com os objetivos e recursos disponíveis. Enquanto gestora financeira é também responsável pela organização e elaboração dos processos de aquisições ao abrigo das regras da contratação pública, o que inclui tramitação dos processos através de plataforma eletrônicas de contratação, desde fase de consulta preliminar ao mercado até execução.
Natacha Pinto é mestre em Design Gráfico (ESART-IPCB), licenciada em Design de Comunicação e Produção Audiovisual (ESART-IPCB) e detém o diploma ao nível de pós-graduação em Master Business Administration (UBI). No MORE CoLAB desempenha funções de técnica de inovação na equipa de comunicação. As suas competências incluem a gestão e o desenvolvimento de materiais de comunicação institucionais e de projetos, promoção e execução de ações de transferência de tecnologia e conhecimento e atividades de comunicação de ciência e inovação para o tecido empresarial bem como a sociedade geral. Tem experiência em gestão de redes de cooperação, gestão de projetos competitivos no setor agroalimentar, gestão de equipas e participação e organização de feiras e missões empresariais.
Ana Sofia de Almeida Rodrigues Nunes, Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Engenharia Agro-pecuária pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, tem 21 anos de experiência profissional em várias áreas, nomeadamente da segurança alimentar, controlos oficiais, indústria de alimentos, formação e gestão da formação, sistemas de gestão de qualidade e segurança alimentar (ISO 22000 e ISO 9001), entre outros.
Iniciou a sua vida profissional em 2002 com um estágio profissional no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) (9 meses). Posteriormente, de 2003 a 2010 (7 anos), trabalhou como prestadora de serviços em duas Entidades Estatais Portuguesas com competência na área da fiscalização e outros controlos oficiais – Direção Geral de Fiscalização e Controlo de Qualidade Alimentar (DGFCQA) e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) – nessas duas Entidades, teve como função prestar apoio técnico especializado durante diversas atividades de controlo oficial de géneros alimentícios, a saber: inspeções a operadores do sector alimentar (indústrias de laticínios, catering, padarias, confeitarias, escolas, entre outros), colheita de amostras de géneros alimentícios e elaboração de pareceres técnicos. Entre fevereiro de 2010 e agosto de 2014 (4 anos), foi formadora em vários cursos relacionados com as temáticas de higiene e segurança alimentar e foi responsável pela Qualidade e Produção de uma empresa de comercialização de bacalhau e outros produtos da pesca. De setembro de 2014 a março de 2019 (4,6 anos) trabalhou em Angola na área de Qualidade e Segurança Alimentar numa empresa de referência na indústria de bebidas (Refriango) como Gestora do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentar (ISO 22000) e responsável pelo Departamento de Segurança Alimentar e Gestão de Reclamações. Desde 2015, apoiou ainda, em matéria de higiene e segurança alimentar, outras áreas de negócios do grupo em que a Refriango atuava, a saber: retalho e catering (auditorias de higiene e segurança alimentar; acompanhamento e monitorização de não conformidades; elaboração de código de boas práticas de higiene e segurança alimentar; análise, elaboração e aprovação de rotulagem; análise de produtos e de boletins analíticos e consultoria técnica). Desde junho de 2019 é técnica de inovação no MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, inicialmente na área na área de alimentos inspirados na montanha e produtos de base biológica e atualmente com funções diversas nas áreas/atividades relacionadas com o sistema de gestão da qualidade, gestão da formação, acompanhamento da segurança e saúde no trabalho e recrutamento.
Vanessa Afonso é licenciada em Direito e mestre em Direito Administrativo pela Universidade do Minho, inscrita mais de uma década pela Ordem dos Advogados, exerce atualmente funções no MORE CoLAB, como jurista, integrando a categoria de Técnica de Inovação. Enquanto responsável pelo departamento jurídico, cabe-lhe acompanhar e prestar assessoria legal nos vários ramos do Direito (laboral, civil, administrativo, contratação pública, propriedade industrial e intelectual, comercial, etc.) em que o MORE CoLAB atua, no sentido de garantir o cabal cumprimento das normas legais, assim como agilizar quaisquer procedimentos que careçam de análise jurídica e intervenção no sentido de evitar qualquer incumprimento das obrigações legais.
n/a
Susana Araújo é doutorada em Biologia pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É Investigadora Auxiliar no MORE CoLAB, onde desempenha funções de Coordenadora Técnico-Científica no grupo de Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas (ECO). Para além da intervenção em projetos de restauro de ecossistemas degradados, tem participado em iniciativas para a conservação e valorização de recursos endógenos relevantes para o sector agroalimentar da região de Trás-os-Montes. Em colaboração com parceiros estratégicos tem focado o seu interesse no desenvolvimento de soluções inovadoras para reorientar a produção primária para modelos de produção mais rentáveis, mais circulares e com menor pegada ecológica e adaptados às Alterações Climáticas, promovendo o desenvolvimento socioecónomico das regiões de montanha. Adquiriu competências técnico-científicas em Biologia Molecular, Biotecnologia e Fisiologia para o estudo das respostas das plantas à stresses abióticos, nomeadamente leguminosas. Especializou-se mais tarde em Biologia e Tecnologia de Sementes.
Carina Oliveira é licenciada em Biologia e mestre em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas, ambos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. No MORE CoLAB desempenha funções de Técnica de Investigação no grupo ECO – Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas. Atualmente desempenha funções no projeto “MiOlive3 – Desenvolvimento de variedades de oliveira micropropagadas, micorrizadas e microenxertadas”, contribuindo na realização de atividades técnico-científicas, na elaboração de publicações e relatórios e participando em ações de comunicação externa. As suas competências incluem técnicas laboratoriais de biologia molecular e cultura in vitro, análise de dados e escrita científica.
Carolina Campos é mestre em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e licenciada em Genética e Biotecnologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. No MORE CoLAB desempenha funções de Técnica de Investigação no grupo ECO – Ambiente de Montanha e gestão de Ecossistemas. Até a data desempenha funções no projeto HARVEST – Valorização da Horta Familiar de forma a educar para uma dieta mediterrânica, saudável e sustentável contribuindo para a gestão de projeto, monitorização de atividades e desenvolvimento científico. As suas competências são aplicadas ao desenvolvimento dos projetos e prestações de serviço do grupo e incluem escrita científica, técnicas laboratoriais de biologia molecular, análise de dados e monitorização e gestão de pragas.
Leonardo Alves é mestre em Gestão de Recursos Florestais pelo Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária (Portugal) e licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos (Brasil). No MORE CoLAB desempenha funções de Técnico de Investigação no grupo ECO – Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas. Até à data, colabora no projeto MiOlive3 – Desenvolvimento de variedades de oliveira micropropagadas, micorrizadas e microenxertadas. As suas competências incluem escrita científica, técnicas aplicadas à propagação vegetal, bem como apoio ao desenvolvimento de projetos e serviços técnicos do grupo. Além disso, tem experiência em investigação científica e atividades de divulgação nas áreas de entomologia florestal e controlo biológico.
Maria Seixas é bióloga com mestrado em Engenharia Agronómica pela UTAD. No MORE CoLAB desempenha a função de Técnica de Inovação na área de Agronomia no Grupo ECO – Ambientes de Montanha e Gestão de Ecossistemas. As suas competências incluem o desenvolvimento técnico em projetos e na elaboração de propostas a projetos de I&D em temas como agronomia, recuperação de ecossistemas e valorização de recursos naturais através de programas de financiamento nacionais e europeus. Tem um background em controlo e monitorização de pragas em culturas relevantes e em questões da preservação da biodiversidade através da avaliação de bioindicadores.
Mikael Moura é licenciado em Biologia, mestre em Ecologia e doutorado em Biociências (especialização em Ecologia) pela Universidade de Coimbra (Portugal). No MORE CoLAB desempenha funções como técnico de investigação no grupo ECO (Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas), colaborando na conceção, redação e gestão de projetos científicos. As suas competências incluem experiência em investigação científica em diversas áreas da ecologia e ciências ambientais, com destaque para amostragens de campo, trabalho laboratorial, análise estatística e análise de imagens. Tem proficiência em ferramentas e software especializados, como R, SigmaStat, SigmaPlot, LinTab e ImageJ. Ao longo do seu percurso, tem estado ativamente envolvido em projetos de investigação e divulgação científica, com vários artigos publicados e trabalhos apresentados em conferências nacionais e internacionais.
Sara Rodrigues é mestre em Ecologia e Ambiente pela Universidade do Porto e licenciada em Biologia pela Universidade do Porto, onde desenvolveu investigação na área da modelação ecológica aplicada à distribuição de biodiversidade. É Especializada em Sistemas de Informação Geográfica em Ciências Agronómicas e Florestais, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. No MORE CoLAB é Técnica de Investigação no grupo ECO- Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas, onde participa em projetos na temática da valorização de subprodutos da indústria agroalimentar, da recuperação da paisagem e do solo e da agronomia. As suas competências incluem SIG, Deteção Remota e linguagem R, aplicadas de forma transversal a diferentes projetos e prestações de serviço, assim como a elaboração de candidaturas nacionais e internacionais.
Mestre em Biologia Aplicada (U. Aveiro, PT), desenvolveu investigação na área da Ecotoxicologia, através da experimentação com organismos bioindicadores e da avaliação de ocorrência de stress oxidativo devido a fatores bióticos e abióticos. É Técnica de I&I do grupo de Ambiente Montanha e Gestão de Ecossistema (ECO) do MORE CoLAB, onde a sua atividade visa desenvolver ações inovadoras para 1) implementação de métodos de gestão de remediação de águas residuais, através da reutilização de subprodutos agroindustriais para produção de novos produtos de valor acrescentado; 2) a conservação da biodiversidade e gestão e recuperação de paisagens e solos degradados por ação de fogo, com recurso à compostagem e à produção de biochar. Participou em 6 projetos de investigação nacionais e europeus e conta com 14 comunicações em congressos. Autora/co-autora em 12 artigos em revistas internacionais indexadas, 1 capítulo de livro e editou 2 manuais técnicos.
Ciência ID: D112-06BD-F569
Alexandre Gonçalves possuí o Título de Doutoramento Europeu em Genética Molecular, Comparativa e Tecnológica. No MORE CoLAB é Investigador Auxiliar e desempenha as funções de Coordenador Técnico-Científico para a Área de Alimentos e Produtos de Base Biológica. Possuí competências em diversas áreas temáticas, incluindo em microbiologia, caracterização genómica e proteómica de bactérias resistentes a antimicrobianos, inovação no setor alimentar através da valorização de alimentos e subprodutos agroalimentares e ainda práticas e tecnologias agrícolas inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável das culturas mediterrânicas em condições climáticas adversas. No MORE CoLAB desenvolve ainda competências de gestão de equipas, gestão de projetos e coordenação de propostas competitivas, auxiliando o MORE a conectar-se com o setor empresarial agroalimentar.
Ana Paula Pereira é doutorada em Ciências Químicas e Biológicas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestre em Qualidade e Segurança Alimentar pelo Instituto Politécnico de Bragança. No MORE CoLAB é Técnica de Investigação e desempenha as funções na área de Produtos e Processos de Base Biológica. Possui competências em diversas áreas temáticas, incluindo em tecnologias pós-colheita; análises físico-químicas e microbiológicas de produtos alimentares; valorização de subprodutos agroalimentares e desenvolvimento de novos produtos alimentares. No MORE CoLAB desenvolve ainda competências de gestão de projetos nacionais e internacionais e preparação de novas propostas na área de inovação alimentar.
Andreia Padrão é licenciada em Engenharia Alimentar pelo Instituto Politécnico de Bragança, pós-graduada em Engenharia e Gestão da Qualidade pela Universidade do Minho e pós-graduada em Técnico de Segurança no Trabalho pelo Instituto Politécnico da Guarda. Tem experiência no controlo da qualidade alimentar, aplicação das normas IS0 9001 e ISO 22000, controlo e cumprimento da Higiene e Segurança Alimentar de acordo com o HACCP e Codex Alimentarius, gestão de resíduos e óleos alimentares usados, acompanhamento de entidades externas na realização de auditorias alimentares, controlo da rastreabilidade alimentar e colaboração na avaliação e controlo de riscos profissionais e aspetos ambientais. No More CoLAB, é Técnica de Investigação e trabalha na área de Produtos e Processos de Base Biológica, onde está envolvida no projeto INOV@LHEIRA.
Ermelinda Silva é doutorada em Cadeias de Produção Agrícola – da mesa ao campo pela UTAD em conjunto com a UM e Mestre em Análises Laboratorial pela UTAD. No MORECoLAB desempenha funções de Técnica de Investigação na área de Produtos e Processos de Base Biológica. Apresenta competências em diversas áreas temáticas nomeadamente em práticas e tecnologias agrícolas inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável das culturas mediterrânicas em condições climáticas adversas (avaliação da fisiologia e bioquímica de plantas e caracterização bioquímica e qualidade de frutos). Apresenta também competências ao nível da inovação no setor alimentar através da valorização de alimentos e subprodutos agroalimentares e na gestão de projetos e preparação de novas propostas.
Maria de Fátima Tomé Martins tem doutoramento em Engenharia de Biossistemas pela Universidade de León, Espanha, e Mestrado em Biotecnologia pelo Instituto Politécnico de Bragança. Possui formação avançada e competências em técnicas de investigação típicas da engenharia verde e das ciências agrárias, ambientais e biológicas, com foco aplicado ao desenvolvimento e à inovação. Desenvolveu trabalhos de investigação em diversas áreas temáticas e participou em vários projetos de investigação ligados a culturas mediterrânicas e sistemas agroalimentares, onde adquiri várias competências ao nível da fitopatologia, biologia molecular, microbiologia, fisiologia microbiana e química analítica. Colaborou ativamente com diversas empresas, por intermédio de trabalhos de investigação e da transferência dos resultados. Deste esforço resultaram 1 capítulo de livro e 1 patente, 55 comunicações em congressos nacionais e internacionais, 17 artigos científicos em revistas internacionais indexadas ao ISI Web of Science. Experiência na docência do ensino superior nas disciplinas da Genética, Biologia, Desenvolvimento de Produtos e Inovação, Análise e Controlo da Qualidade do Azeite, Azeitona e Óleos Vegetais e Tecnologia dos Vinhos, e orientação e coorientação de alunos de licenciatura e de mestrado. Atualmente integra o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – MORE, como assistente de investigação para a Área Alimentar e Produtos de Base Biológica.
– https://orcid.org/0000-0003-3832-5153
João Pinto é mestre em Engenharia Química pelo Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) e frequenta o Doutoramento em Engenharia Química e Biológica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) com tese intitulada “Development of sustainable polymer solutions”. Atualmente, é Técnico de Investigação, na área de Produtos e Processos de base Biológica (BIOB) no MoreColab onde desempenha a função de gestor de projetos e responsável técnico em prestações de serviço. As suas competências incluem planeamento, gestão e execução de atividades técnicas em projetos e prestações de serviço. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos de investigação focados na produção de polímeros a partir da biomassa, nomeadamente polióis por oxipropilação e outros processos de liquefação, na valorização de resíduos agro industriais para produção de materiais poliméricos e sua caracterização.
Luana Fernandes é doutorada em Tecnologia Alimentar e Nutrição pela Universidade de Aveiro e mestre em Qualidade e Segurança Alimentar pelo Instituto Politécnico de Bragança. No MORE CoLAB é técnico de investigação e desempenha as funções na Área de produtos e processos de Base Biológica. Possuí competências em diversas áreas temáticas, incluindo em tecnologias pós-colheita; análises físico-químicas de produtos alimentares; valorização de subprodutos agroalimentares e desenvolvimento de novos produtos alimentares. No MORE CoLAB desenvolve ainda competências de gestão de projetos nacionais e internacionais e preparação de novas propostas na área de inovação alimentar.
Lucas Zafanelli é Doutor em Engenharia Química e Biológica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP, Portugal). Sua investigação centra-se na recuperação de hidrogénio verde a partir de redes de gás natural, na purificação de biogás e na captura de CO₂. Atualmente, é Técnico de Investigação no MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação, onde integra o grupo de Produtos e Processos de Base Biológica e é responsável pela implementação da unidade de extração de compostos fenólicos no âmbito do projeto CisWEFE-NEX. Atua também como Professor Convidado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. Possui sólida experiência em simulação de processos, otimização e análise de dados, com domínio avançado de MATLAB e Aspen Adsorption. É autor de mais de 30 publicações científicas, incluindo artigos em revistas internacionais, capítulos de livros e comunicações em conferências, destacando-se pelo desenvolvimento de processos de adsorção para separação de misturas gasosas.
n/a
Luis Silva é mestre e licenciado em Engenharia Química e Biológica, com especialização em Processos Químicos, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. No MORE CoLAB desempenha funções de Técnico de Inovação na equipa de Alimentos e Produtos de Base Biológica, participando na elaboração e submissão de candidaturas a oportunidades de financiamento de projetos competitivos a nível nacional e internacional. Apresenta competências ao nível da simulação, integração e otimização de processos, gestão de recursos e valorização de subprodutos agroalimentares.
Natércia Fernandes é doutorada em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra desde 2007. No MORE CoLAB, desempenha a função de gestor de projeto no Grupo de Produtos e Processos de Base Biológica. As suas competências técnicas incluem a análise multi-escala de processos industriais, nomeadamente a sua modelação/simulação computacional, controlo automático e optimização das condições operatórias. Tem experiência na análise de fenómenos de transferência de massa, transferência de energia e reacção química em diferentes linhas produtivas. Tem competências na preparação de candidaturas a financiamento e na gestão/execução de projectos de investigação, de inovação e de empreendedorismo, particularmente em cooperação com a indústria. Tem experiência na orientação técnica em investigação e na preparação e gestão de Propriedade Intelectual/Industrial. Tem também experiência na comunicação oral e escrita de assuntos científicos e técnicos, quer numa vertente pedagógica e de formação quer em ambientes de investigação, de transferência de tecnologia ou informal.
Khadija Sabiri é doutorada em Cloud Computing em Ciência da Computação pela Universidade de Hassan 2 (Marrocos), e obteve reconhecimento PhD pela Universidade Nova De Lisboa em Portugal. É o diretora técnico científica no departamento de “Tecnologias Inteligentes” do Laboratório colaborativo – Montanhas de Investigação (MORE) Portugal, participando em vários projetos financiados pela União Europeia, nomeadamente o Connected Health, o AICEBLOCK e NewGen. A Khadija Sabiri, PhD tem várias certificações do DLT Talents program powered by Frankfurt School Blockchain Center, IoT e CCNA do CISCO, Cloud Application Developer Master Award do IBM. A Khadija Sabiri tem mais de 32 artigos publicados em revistas internacionais e atas de conferências internacionais. Os seus principais tópicos de investigação centram-se no desenvolvimento de arquiteturas de Blockchain e cloud computing. Centram-se ainda no uso de tecnologias emergentes aplicadas a diversas áreas de atividade, nomeadamente indústria, saúde e agricultura. Ela também é oradora convidada em varias conferências e eventos internacionais como a Google Developer Lisboa. Ela também é Membro do Comitee de Programa e Membro do Comitee de Organização em conferências internacionais.
Elisabete Freitas é licenciada em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico de Bragança, destacando-se como full-stack developer com experiência em React.js, MongoDB e MySQL. Com experiência comprovada no desenvolvimento de aplicações que ofereçam ao utilizador uma experiência intuitiva e agradável. Adicionalmente, especializou-se nas tecnologias de RV e RA, onde aproveitou a sua proficiência para criar experiências imersivas e interactivas. Empenhada em se manter atualizada e a par dos últimos avanços nestes domínios que lhe permite fornecer soluções inovadoras que se alinham com o panorama em evolução do desenvolvimento web e das tecnologias imersivas.
Estefânia Gonçalves é gestora de ciência e tecnologia desde 2016. Em maio de 2022 integrou a equipa de Tecnologias Inteligentes do MORE CoLAB, onde desempenha atualmente funções de Gestora de Projetos e Técnica de Investigação. As suas competências incluem planeamento e gestão de projetos, identificação e resolução de riscos e controlo e planeamento do orçamento. Estefânia é também experiente na elaboração de candidaturas para financiamento nacional e internacional de projetos de I&D, tendo até à data participado na Gestão de 17 projetos financiados por programas nacionais e internacionais.
É mestre em Energias Renováveis e Eficiência Energética pelo Instituto Politécnico de Bragança. Os seus interesses de investigação centram-se em várias áreas de inovação tecnológica e gestão de projetos com foco nas tecnologias inteligentes. É atualmente doutoranda no programa doutoral de Engenharia de Produção e Computação na Universidade de Leon em Espanha e a sua linha de investigação centra-se nas tecnologias de inteligência artificial aplicadas à gestão de projetos.
Full Stack Developer com 4 anos de experiência no desenvolvimento de aplicações web e móveis, utilizando React, React Native, Node.js, MongoDB, FIWARE e MySQL. Experiência na criação de soluções eficientes e de alto desempenho para diferentes plataformas. Para além da prática em desenvolvimento, actua como docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança há 2 anos, lecionando Desenvolvimento Web e Desenvolvimento Multiplataforma. Paixão por partilha de conhecimento, mentoring e aplicação prática de tecnologia para aproximar o meio académico da indústria.
Higor Rosse, mestre em Engenharia Industrial pelo Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) e Bacharel em Engenharia Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil) desempenha o papel de gestor de projetos no Departamento de Tecnologias Inteligentes do MOREColab. Suas competências incluem planeamento e gestão das atividades técnicas e orçamentárias além de preparção de candidaturas nacionais e internacionais. Sua especialização acadêmica é voltada para Internet das Coisas (IoT) aplicadas à agricultura de precisão tendo experiência no desenvolvimento de projetos de placas de circuitos impresso (PCB), modelação 3D e programação de microcontroladores em linguagem C e C++ principalmente. Outras competências são desenvolvimento de REST API, desenvolvimentos de módulos com comunicação LoRa e LoRaWAN e gestão de energia.
Luís Afonso é mestre em Sistemas de Informação pelo Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) e e frequenta atualmente o Programa doutoral – Engenharia Eletrónica e de Computadores na Universidade do Minho. No MORE CoLAB desempenha a função de Técnico de Inovação no seio do grupo científico Tecnologias Inteligentes. As suas competências incluem desenvolver propostas de projetos I&D e prestações de serviço; desenvolver e implementar soluções tecnológicas; planear e gerir projetos de Tecnologias Inteligentes; desenvolver e melhorar os algoritmos de Inteligência Artificial para aplicações práticas. Tem especialização académica direcionada na área de engenharia de software, tendo experiência no desenvolvimento de projetos de gestão, modelação 3D e desenvolvimento web e multiplataformas. Outras competências incluem o desenvolvimento de jogos digitais.
Tem concentrado o seu trabalho no desenvolvimento de backend, utilizando maioritariamente a plataforma FIWARE para o efeito, implementando sistemas modulares capazes de adquirir, processar e garantir a segurança dos dados de informação. Utiliza a plataforma de containerização Docker para a construção dos módulos desse sistemas. Tem desenvolvido trabalho em Python, focado na implementação dos elementos de aquisição/análise de dados, incluindo o desenvolvimento de métodos de previsão baseados nos dados adquiridos. Implementou APIs RESTful, para possibilitar o acesso seguro aos dados, com recurso aos frameworks Flask e Django.
Socióloga, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) em 2007. Estudou Gestão Cultural (70/90 ECTS) na Faculdade de Ciências Económicas da Universidade de Barcelona (2008) e na Faculdade de Economia da Universidade de Bolonha (2009). Possui curso de formação em Inventário do Património Cultural Imaterial, pela Direção Geral do Património Cultural (Portugal, 2014) e é também mestre em Sociologia (2021) pela FLUP com uma dissertação intitulada “Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial – Contributos para uma caracterização da sua implementação em Portugal entre 2011-2021”. Iniciou a sua carreira profissional como assistente cultural no Centro Gioco Educativo (Brescia, Itália), e como gestora cultural na Cooperativa Cultural La Caldera, para a Companhia de Dança Iliacan (Barcelona, Espanha). Tem trabalhado em diversos projetos relacionados com documentário etnográfico (www.identidadecoletiva.pt) e inventariação do património cultural imaterial (www.matrizpci.dgpc.pt), principalmente na região Nordeste de Portugal e é coordenadora da nomeação do Carnaval de Podence inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, UNESCO, em 2019. Participou também (2018/2019) no projeto CREATOUR – Desenvolvendo Destinos Turísticos Criativos em Pequenas Cidades e Zonas Rurais (www.creatour.pt). Tem trabalhado como consultora nos departamentos culturais dos municípios: desenvolvendo projetos culturais para programas de financiamento, elaborando planos e atividades de salvaguarda do património cultural imaterial, pesquisando e documentando tradições e curadoria de exposições. No Colab More desde janeiro de 2020, trabalha no Departamento de Património, Turismo e Bem-Estar e atualmente é doutorando em Media Digitais na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Antropóloga, licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e mestre em Evolução e Biologia Humanas pela mesma Universidade (FCTUC). Realizou um estágio curricular de 18 meses na empresa de arqueologia Dryas. Iniciou a sua experiência profissional no MORE CoLAB com um estágio de 9 meses, tornando-se posteriormente técnica de inovação onde ajuda na preparação e submissão de candidaturas, gestão de projetos, especialmente desenvolvendo trabalhos relativos ao património cultural, tendo submetido o Inventário Nacional do Entrudo de Lazarim e a sua candidatura à Lista de Boas Práticas de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, trabalho que apresentou posteriormente nas Conferências CIMI 23. Através do trabalho de campo, tem experiência em trabalhar com diferentes pessoas e comunidades facilitando a criação de relações com equipas culturalmente diversas. Em 2022 participou na International Heritage Summer School, um programa de intercâmbio com participantes de diversas universidades e instituições portuguesas e estrangeiras com formação nas áreas de gestão e planeamento do património, leitura e interpretação da paisagem, turismo e sustentabilidade, arqueologia e história da arte. Atualmente está a desenvolver um projeto replicador dentro do TexTOUR, com parceiros de Portugal, Espanha, Chipre, Itália, Estónia, Polónia que visa desenvolver sessões de formação para a população local usando Business Model Canvas para ajudar a criar opções de turismo sustentável em cada região.
Licenciado em História- Ramo de Património Cultural, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, pós-graduado em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Técnicas de Gestão Integral do Património Cultural, pela Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela, reconhecido pela Universidade do Porto como “confere ao seu titular os direitos inerentes ao grau académico de Mestre, registado com o n.º 120210102480, em 31 de março de 2021”, Diploma de Estudos Avançados de Doutoramento em Arqueologia pela Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca, Doutorando em Gestão do Património Cultural na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Barcelona. Atualmente desempenha as funções de Técnico de Inovação na área do património no Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (MORE). As suas principais competências e investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i) são a inventariação e gestão do património cultural, nomeadamente os bens culturais móveis. Realizou formação na área do 3 D laser scanning e fotogrametria aplicada ao património, durante a frequência do Curso de Verão da UNED: “Novas tecnologias aplicadas ao estudo, conservação e valorização da Arte Pré-histórica”, dirigido pelo Professor Doutor Martí Mas Cornellá, com duração de 35 horas, Centro Associado de Pontevedra da UNED, Pontevedra – Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha), 6 a 10 de Julho de 2009.
FAQ’s
O que fazemos?
O MORE CoLAB é uma associação privada sem fins lucrativos reconhecida desde 2018 como Laboratório Colaborativo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Promove a transferência de conhecimento entre o sistema científico e o tecido empresarial através de candidaturas a projetos e fundos competitivos nacionais e internacionais e prestações de serviços nas nossas áreas de intervenção.
Como fazemos?
Identificamos necessidades e desafios específicos nas áreas de Montanha Mediterrânica e mobilizamos cadeias de valor criando oportunidades de negócio baseadas em ciência e tecnologia. Diversificamos, estimulamos e coordenamos atividades baseadas no conhecimento científico com vista a criar valor económico e social em áreas como os produtos endógenos, tradições locais, produtos inovadores, novas formulações e tecnologias digitais.
Quais as áreas de intervenção e atividades de I&D?
Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas – valorização de recursos biológicos de montanha, práticas agroecológicas, monitorização de solos, pragas e rega, restauro de ecossistemas e consultoria agrícola/florestal.
Produtos e Processos de Base Biológica – valorização da biodiversidade alimentar, desenvolvimento de ingredientes naturais e formulações biológicas, novas tecnologias alimentares e assessoria técnico-científica.
Tecnologias Inteligentes – soluções de software, redes de comunicação inteligente, energia sustentável, tecnologias para agricultura e indústria alimentar, e apoio à transição digital e energética.
Património, Turismo e Bem-estar – projetos para envelhecimento ativo e qualidade de vida, valorização do património cultural/turístico, digitalização, eventos científicos e consultoria em turismo sustentável.
Onde estamos?
O MORE CoLAB tem sede em Bragança e dois polos:
• Polo do Vale do Côa e Centro Interior (Mêda)
• Polo de Macedo de Cavaleiros.
Como apresentar uma ideia de projeto ou prestação de serviços?
Para cada área de intervenção do MORE CoLAB é possível agendar reunião com a respetiva coordenação. Os contactos estão disponíveis no nosso website.