Identificação e Enquadramento
Designação do projeto: FORECAST – Fostering Resilient Agroforestry Systems with climate-ready Tree and Herbaceous Germplasm
Código do projeto: PRIMA/0008/2024
Objetivo principal: O FORECAST irá fornecer novas soluções sustentáveis para a revitalização dos sistemas agroflorestais na região do Mediterrâneo. Será implementada uma estratégia inovadora, baseada na utilização de leguminosas negligenciadas (“orphan legumes” – OL’s) altamente resilientes e adaptadas localmente, bem como de tecnologia de sementes específicas em sistemas agroflorestais existentes, abordando uma série de diferentes condições socioeconómicas/edafoclimáticas em toda a região mediterrânica. As técnicas de agricultura de precisão serão integradas nas práticas tradicionais. A estratégia FORECAST permitirá ultrapassar os obstáculos à adoção e à expansão das novas práticas de agricultura de precisão implementadas.
Região de intervenção: Mediterrâneo
Entidade(s) beneficiária(s):
University of Pavia (UNIPV) – Coordenação
Institut National de Recherche pour l’Agriculture, l’Alimentation et l’Environnement
(INRAE)
University of Sfax (US)
University of Constantine 1 (UC1)
MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação (MORE)
CREA-Research Centre for Forestry and Wood (CREA-FW)
AgroParisTech (APT)
Consiglio Nazionale delle Ricerche – Istituto di Ricerca sugli Ecosistemi Terrestri (CNR)
DEIFIL TECHNOLOGY LDA (DEIFIL)
HIT HYPERTECH INNOVATIONS LTD (HIT)
Data de aprovação: 17/12/2024
Data de início: 01/07/2025
Data de conclusão: 30/06/2028
Investimento total elegível: 1 567 024,89€
Investimento elegível do MORE CoLAB: 80 000,00 €
O FORECAST irá fornecer soluções técnicas sustentáveis para revitalizar os sistemas agroflorestais (AF) mediterrânicos face aos desafios das alterações climáticas. O projeto irá explorar leguminosas negligenciadas (OL’s), tecnologia de sementes, agricultura de precisão (PA) e análise de dados climáticos para:
Através de uma abordagem multiator (MAA), o FORECAST irá garantir que as reais necessidades dos stakeholders (enquanto co-criadores) sejam consideradas, especialmente no que diz respeito aos serviços de aconselhamento e soluções solicitadas em toda a região mediterrânica.
