Identificação e Enquadramento
Designação do projeto: LOCALNUTLEG-Desenvolvimento de produtos alimentares de valor acrescentado à base de plantas através da promoção de variedades Mediterrânicas locais de frutos secos e leguminosas
Código do projeto: 1613
Objetivo principal: O projeto visa capacitar os setores dos frutos secos e leguminosas do Mediterrâneo com marca registada (Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP)) ou identidade autóctone através do desenvolvimento de produtos alimentares de base vegetal com valor acrescentado, por forma a recuperar a atratividade da dieta mediterrânica.
Região de Intervenção: Mediterrâneo
Entidade(s) Benificiária(s):
Institute for Food and Agricultural Research and Technology – IRTA
Universitat Politècnica de Catalunya (UPC)
Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
University of Milan (UMIL)
Institut National de Recherche pour l’Agriculture, l’Alimentation et l’Environnement (INRAE)
Fraunhofer Gesellschaft zur Forderung der Angewandten Forschung Ev (Fraunhofer)
Izmir Institute of Technology (IZTECH)
Bursa Uludag University (BUFED)
Agricultural Research Organization Volcani Center (ARO)
Tel-Hai Aademic College (THC)
Unio Nuts, SCCL (UNIO)
SORTEGEL – Produtos Congelados S.A. (SORTEGEL)
Zini Prodotti Alimentari (ZINI)
UN PA Textile Construction Food Livestock and Electronic Ind. Trade Co. Ltd. (UN PA Patisserie)
Urla Women Entrepreneurship Production and Management Cooperative (UKKOOP)
Chickp-Protein (CHICKP)
Conserves Ferrer, S.A. (FERRER)
Moroccan Almonds International SARL (MAI)
La Mandorle (LM)
Data de aprovação: 27-11-2020
Data de início: 01-05-2021
Data de conclusão: 31-10-2024
Investimento total elegível: 2.055.936,76 €
O MORE CoLAB lidera a Atividade 6, sendo responsável pela Disseminação, Comunicação e Exploração dos resultados do projeto, participando igualmente nas tarefas de inventário dos legumes e frutos secos locais do Mediterrâneo (Atividade 1), desenvolvimento de refeições tradicionais prontas a comer (Atividade 4) e avaliação da satisfação dos consumidores e aceitação do produto (Atividade 5).

