Identificação e Enquadramento
Designação do projeto: Safe2Taste – Abordagens integradas para a dinamização socioeconómica da produção e consumo sustentáveis de cogumelos de Montesinho
Código do projeto: MTS/BRB/0056/2020
Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção: Norte
Entidade(s) beneficiária(s):
Instituto Politécnico de Bragança (Líder de Projeto)
Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação;
MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, Universidade de Aveiro
Data de aprovação: 17-12-2020
Data de início: 01-07-2021
Data de conclusão: 30-06-2025
Investimento total elegível: 245.890,59€
Apoio financeiro da FCT:245.890,59€
Produção de cogumelos comestíveis em ambiente controlado ex-situ, o que é extremamente desafiante e foi apenas alcançado para um número muito reduzido de espécies, juntamente com o micoturismo e ações de educação micológica. Adicionalmente, será aplicada a reciclagem de material de limpeza de floresta/terrenos para a produção de substratos de crescimento de cogumelos como uma abordagem sustentável para mimetizar a biomassa original e, simultaneamente, evitar incêndios devastadores que podem dizimar a biodiversidade.
De forma a conservar este património único, propõe-se também a criação de um banco de germoplasma de cogumelos do parque natural de montesinho. Uma extensa caracterização nutricional/química/biológica será realizada para garantir a qualidade das espécies produzidas e a preservação das suas características originais. O desenvolvimento de um selo de qualidade e segurança, “Safe2Taste”, que garanta a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, promoverá a confiança/fidelidade dos consumidores nestes produtos. Para isso, uma rede de restaurantes incluirá no seu menu os cogumelos produzidos e exibirá o selo como garantia da sua origem/qualidade/segurança. Como canal adicional de divulgação, este estará ligado a uma plataforma digital de fácil acesso ao consumidor.
