01

Técnico de Investigação - Ciências do ambiente, engenharias, ou áreas afins

O MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação vem divulgar a seguinte oferta de trabalho ao abrigo do Projeto “BagaÇo+Valor: Tecnologia limpa para a valorização do subproduto do bagaço de azeitona na indústria extratora de azeite

Área de Formação: Ciências do ambiente, engenharias, ou áreas afins.

Nível de Qualificação: Mestrado (NQ: 7)

Especialização profissional específica relevante para a área de contratação:

Mestrado em Biologia, Agroecologia, Engenharia do Ambiente, Florestal ou em áreas afins, sendo condição de preferência ter experiência no desenvolvimento de trabalhos de investigação/inovação e ou ter exercido atividades comprovadas em algum dos âmbitos a seguir: análises físico-químicos (águas, sedimentos, solos), ensaios de ecotoxicidade, ensaios de infiltração, estudos da biodiversidade , estudos de impacto ambiental, estudos de economia ambiental e sustentabilidade, assim como alguma experiencia em ensaios de lab/campo para a redução de contaminantes o sedimentos.

Outros requisitos/conhecimentos/competências:  

Capacidade de levantamento de oportunidades na área ambiental, apoio na redação de projetos, promoção e execução de ações de transferência de tecnologia e conhecimento, acompanhamento ao sistema de qualidade, ações de divulgação, proatividade, responsabilidade, autonomia, facilidade de comunicação, gosto pelo trabalho de equipa e carta de condução categoria B1. Nesta oferta de trabalho, não serão valorizados graus académicos e ou diplomas que não se ajustem ao perfil requerido.

Funções/Categoria Profissional: Técnico de Investigação

Funções/Atividades a desempenhar:

Desenvolvimento de trabalhos relacionados com o impacto do projeto BagaÇo+Valor na sustentabilidade dos recursos hídricos na região nordeste do país, com base ao conceito de “agua verde”, incluindo a participação em tarefas de:

  1. amostragem, recolha e preparação de amostras de água, solos e sedimentos, georreferenciação e SIG, análises de biodiversidade no rio;
  2. análises físico-química de amostras e ensaios da avaliação da ecotoxicidade (em plantas e animais);
  3. análises de infiltração de solos;
  4. implementação, à escala laboratorial, dum protótipo de “filtro natural” (baseado em materiais carbonosos ou acondicionadores de solo) para reduzir a carga contaminante das águas;
  5. revisão bibliográfica, levantamento de dados estadísticos, realização de inquéritos a stakeholders, criação duma base de dados, análise estadística e interpretação de resultados,
  6. análises do impacto ambiental;
  7. análise custo-benefício ambiental da implementação de tecnologia verde;
  8. elaboração de relatórios de progresso e de artigos científicos-técnicos sobre o trabalho desenvolvido,e tarefas de divulgação e promoção.

Área funcional: Ambiente e Gestão de ecossistemas

Remuneração bruta mensal: 1.400,00€

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos gabinetes, laboratórios e ensaios de campo do MORE, sediados no Edifício Brigantia Ecopark, Bragança, e inclui deslocações as instalações dos outros copromotores do projeto.

Data prevista de início de contrato: 08/03/2021

Duração do contrato: Contrato sem termo

Prazo e formalização da candidatura: 18/02/2021

02

Métodos de seleção:

As candidaturas recebidas serão alvo de análise curricular. Os/as candidato/as que revelem um perfil curricular coincidente com o pretendido serão convocados/as para realização de uma entrevista.



Prazo e envio da candidatura:

A candidatura deve ser formalizada através do endereço eletrónico de recrutamento, com indicação no assunto da seguinte referência "MORE/BagaÇo+Valor/1", e o envio obrigatório dos seguintes documentos em suporte digital: Carta de Motivação, Currículo, Certificado de Habilitações Académicas e outros documentos que suportem a formação e experiência dos/as candidatos/as, até ao dia 18/02/2021.

Cofinanciado por:

Avenida Cidade de Léon, 506
5301-358 Bragança

+351 300 081 998
+351 300 081 999

geral@morecolab.pt

Cofinanciado por: