Avançar para o conteúdo
01

Identificação e Enquadramento:

Nome do projeto: Novos substratos sustentáveis para o setor hortícola e desenvolvimento de extratos naturais biocidas para pragas e doenças agrícolas

Acrónimo: SUBSUS

Descrição do projeto: O projeto SUBSUS visa estudar e desenvolver; um substrato sem turfa para o cultivo de plantas ornamentais, a partir de resíduos agroindustriais e florestais, garantindo a circularidade de todo o processo produtivo; e extratos vegetais e/ou formulações, produzidos a partir da biomassa resultante da produção de ornamentais, com composição química bioativa adequada ao combate de pragas e fungos infestantes em horticultura.

Código do projeto: 17354

Data de aprovação: 14/08/2024

Data de início: 01/01/2025

Data de conclusão: 31/12/2027

Investimento total elegível: 1.519.378,24 €

Copromotores: Nutriaguiar – Indústria De Substratos, Lda; Tree Flowers Solutions; Ana Lúcia Lopes – Produção de Flores, Unipessoal, Lda; Raíz da Terra – Produção de Plantas, Lda; Instituto Politécnico de Bragança; MORECoLAB – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação

02

Objetivos

1) Especificação dos substratos a desenvolver e dos biopesticidas a desenvolver, tendo em consideração casos de estudo específicos quer nas espécies de plantas a demonstrar a solução de substrato, bem como das pragas e doenças que se pretendem combater com a solução natural. 2) Levantamento e caracterização de pelo menos 10 matérias-primas regionais disponíveis para potencial utilização na formulação do substrato; 3) Formular e caracterizar 1 substrato, sem adição de turfa, para utilização no setor hortícola e que mantenham a performance de enraizamento e crescimento das plantas; 4) Demonstrar a viabilidade da produção e utilização dos substratos desenvolvidos a uma escala relevante para o setor, com aplicação em processos de enraizamento e engorda de plantas ornamentais. 5) Desenvolvimento de um processo de extração baseado em tecnologias verdes, sustentáveis, facilmente escalonáveis e economicamente viáveis. 6) Com base na caracterização química, bioativa e de estabilidade dos extratos obtidos, desenvolver 3 extratos e/ou formulações baseadas em misturas de extratos com atividade fungistática/fungicida e inseticida/repelente incrementada. Estudo da eficácia dos extratos no controlo dos fungos oídio e míldio e dos ácaros, trips e afídeos; 7) Escalonamento para piloto da produção dos extratos bioativos selecionados. 8) Demonstração à escala industrialmente relevante da produção e aplicação do substrato e dos extratos.

03

Atividades

1) Especificações técnicas para o desenvolvimento do substrato; 2) Estudo da formulação do substrato, caracterização e impacto no crescimento de plantas; 3) Especificações técnicas para o desenvolvimento dos extratos; 4) Estudo dos processos de extração das matrizes vegetais, caracterização dos extratos e testes de aplicação; 5) Demonstração do potencial dos produtos desenvolvidos; 6) Disseminação, comunicação e exploração dos resultados do projeto; 7) Gestão do projeto.

04

Resultados Esperados

Obter pelo menos 4 novos produtos, nomeadamente: 1) Um novo substrato orgânico sem utilização de turfa, e que mantenha a performance agronómica de enraizamento de Gardenias (Gardenia jasminoides), Grevilias (Grevillea spp.), Diosma (Diosma spp.), Ceanothus thyrsiflorus “Repens” e Fotinias (Photinia spp.) em 6-9 meses e de crescimento em vasos de 10 litros em 12-18 meses. 2) 3 extratos e/ou formulações de misturas de extratos bioativos, com capacidade para eliminar/controlar a propagação de pragas e agentes infestantes fúngicos em Garderias (tripes e piolho), Grevilias (Plasmopara vitícola (míldio)), Diosma (ácaros, tripes, piolho), Cianothus (P. vitícola, ácaros) e Fotinias (Oidium tuckery, piolho).

Avenida Cidade de Léon, 506
5301-358 Bragança

+351 300 081 998 (chamada para a rede fixa nacional)
+351 300 081 999 (chamada para a rede fixa nacional)

geral@morecolab.pt