Identificação e Enquadramento:
Designação do projeto: EscarpArte: Sentir as Escarpas da Serra de Passos/Santa Comba. Uma viagem de sete mil anos*
Código do projeto: PV20-00060
Objetivo principal: O EscarpArte é um projeto que tem como objetivo disponibilizar ao público a maior concentração de pintura esquemática da Pré-história recente em Portugal, uma herança cultural única com potencial de relevância turística no contexto regional e nacional. Conseguir este objetivo implica, por um lado, trabalhar os públicos, implementando ações de formação dirigidas aos mais novos e aos mais velhos (incluindo a comunidade local); por outro, organizar a narrativa em soluções inovadoras que levem o público a conhecer, sentir e proteger este património. O desenvolvimento de uma solução inovadora de interpretação e preservação digital do património arqueológico resulta assim do cruzamento do conhecimento através da elaboração de trabalhos arqueológicos e modelização 3D, da produção de narrativas adequadas, e da preparação dos sítios para serem visitados, criando um percurso de visitação que cative o visitante/turista a querer conhecer uma realidade arqueológica irrepetível, num contexto geológico e paisagístico igualmente excecional.
Região de intervenção: Norte de Portugal
Entidade(s) beneficiária(s):
MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação (Líder de projeto)
Município de Mirandela
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Unidade Orgânica da Universidade do Porto)
Grupo Dryas – Octopetala, Lda
Data de aprovação 2021-04-01
Data de início: 2021-07-01
Data de conclusão: 30-09-2024
Investimento total elegível: 201 018,00€
Investimento elegível MORE CoLAB: 56.060,01€
Apoio financeiro da União Europeia: 105.733 €
Objetivos
1. Realizar o primeiro estudo arqueológico dos abrigos com recurso à digitalização
2. Visualizar por realidade aumentada como eram os abrigos e a pintura esquemática, no quadro da geomorfologia, da geologia e da paisagem
3. Sensibilizar para a importância fundamental deste património e da sua preservação
4. Demonstrar que os recursos culturais e naturais são importantes fatores de desenvolvimento territorial do interior e incentivos para a criação de dinâmicas económicas
5. Trabalhar soluções de governança e de planeamento de ações de salvaguarda do património arqueológico em potenciais situações de risco
Atividades
O projeto compreende a execução das seguintes atividades:
- A1 – Gestão e Monitorização do Projeto
- A2 – Coordenação Científica dos trabalhos arqueológicos
- A3 – Mapeamento
- A4 – Levantamento Digital 3D e multiespectral
- A5 – Trabalhos de Arqueologia por Meio de Escavação
- A6 – Conservação e Valorização Arqueológica
- A7 – Processamento, Estudo, Análise de Materiais e Informação
- A8 – Implementação do Percurso de Visitação
- A9 – Desenho do Plano de Mitigação
- A10 – Plano de Educação Patrimonial
- A11 – Digitalização da experiência
- A12 – Comunicação e Publicação de Resultados
Resultados esperados
- Mapeamento (incluindo georreferenciação dos abrigos e pinturas);
- Prospeção multiespectral para estudo, salvaguarda e preservação do corpus artístico neolítico da área de intervenção;
- Integração de dados num modelo digital tridimensional;
- Produção de conhecimento inexistente sobre os conjuntos artísticos da Pré-história através de fac-símiles digitais que permitam recuperar informação a escalas infra milimétricas, em bandas de radiação para lá do espectro da luz visível, ou mesmo medir outros parâmetros físicos (ex.: a cor, temperatura, etc.) e determinar a composição química dos materiais;
- Atualizar e aprofundar os trabalhos de escavação (iniciados na década de 80) em consonância com a legislação portuguesa em matéria de conservação do património arqueológico;
- Criar percursos de visitação sinalizados, com informação acessível;
- Criar conteúdos digitais para visitação virtual e “in loco”;
- Desenvolver um Plano de Formação dirigido a três grupos: a comunidade escolar (programa educativo), a comunidade local (ações de sensibilização para a preservação) e a comunidade de estudantes de ensino superior de cursos relacionados com o turismo e o património, em particular, os da Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (seminários e visitas).