pexels-andrea-piacquadio-3768131
01

Identificação e Enquadramento:

Designação do projeto: EducAGEImproving competences of older people caregivers towards Healthy Ageing through digital transformation

Código do projeto: 2021-1-PT01-KA220-ADU-000028254

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: União Europeia 

Líder do projeto: Instituto Politécnico da Guarda (IPG) 

Copromotores: MORE Colab – Portugal; Jesús Usón Minimally Invasive Surgery Centre (CCMIJU) – Spain; Semmelweis University – Hungary; Charles University (CUNI) – Czech Republic; University of Hradec Králové (UHK) – Czech Republic 

Data de aprovação: 29-10-2021

Data de início: 01-11-2021

Data de conclusão: 31-10-2023

Investimento total elegível: 301.030,00

Apoio financeiro da União Europeia: 301.030,00

02

Objetivos

O objetivo deste projeto é melhorar as competências dos cuidadores que apoiam os idosos em estratégias de Envelhecimento Saudável e assente numa transformação digital da sua formação e trabalho diário. Nesse sentido, conteúdos e ferramentas de alta qualidade serão desenvolvidos de acordo com políticas e recomendações europeias conhecidas (ICOPE OMS), mas considerando contextos nacionais e locais que possam aumentar o impacto de nossos resultados. 

Os objetivos principais podem ser divididos em três resultados propostos: 1) a aplicação m-Learning, 2) o curso blended learning baseado num site de eLearning e sessões de interação com metodologias flipped classroom e mesa-redonda, e 3) o white paper digital, contribuirão para fortalecer o papel dos cuidadores como educadores em Envelhecimento Saudável e motivá-los para a promoção de estratégias de Envelhecimento Saudável na comunidade idosa. 

03

Atividades

  • PR1. Aplicação de m-Learning para treino informal de cuidadores. Promover tecnologias digitais no Envelhecimento Saudável por meio de vídeos curtos, gamificação e outras abordagens que potencializem a aprendizagem informal. 
  • PR2. Curso de formação baseado em metodologia de blended learning (plataforma de e-Learning + metodologias de sala de aula invertida e mesa-redonda). Valorizar métodos de ensino inovadores que proporcionem aos cuidadores materiais e ferramentas eficazes e motivadores baseados nas TIC para a educação sobre o Envelhecimento Saudável e melhorem as suas competências e aptidões. 
  • PR3. White paper digital para capacitar o treino de cuidadores. Compilar, selecionar e adaptar as recomendações europeias e nacionais sobre cuidados aos idosos para promover as melhores práticas dos cuidadores e gerar um manual de referência. 
04

Resultados esperados

Desenvolvimento de conteúdos e de abordagens inovadoras para capacitação de cuidadores, informais e formais, de saúde. Desenvolvimento de uma aplicação móvel e de uma plataforma de e-learning para promoção de aprendizagem. Produção de um white paper digital para fortalecimento do papel dos cuidadores de saúde. 

Cofinanciado por: