01

Identificação e Enquadramento:

Concurso: PRIMA Section 1 2020 Agrofood Value Chain IA

Acrónimo: LOCALNUTLEG

Título do Projeto: Developing of innovative plant-based added-value food products through the promotion of LOCAL Mediterranean NUT and LEGume crops 

Pais de coordenação: Espanha

Países participantes: Israel, Turquia, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Marrocos, Itália

Instituição de coordenação: Institute of Agrifood Research and Technology (IRTA)

Desenvolvimento do projeto: 42 meses (2021 a 2024) 

Custos elegíveis: € 2.055.936,76 

Início: 01/05/2021 

02

Síntese do projeto

A proposta visa capacitar os setores dos frutos secos e leguminosas do Mediterrâneo com marca registada (Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP)) ou identidade autóctone através do desenvolvimento de produtos alimentares de base vegetal com valor acrescentado, de forma a recuperar a atratividade da dieta mediterrânea. 

O projeto visa identificar variedades locais de frutos secos e leguminosas ligados às culturas gastronómicas mediterrâneas, fornecendo fontes alternativas de proteínas e uma quantidade máxima de nutrientes e compostos bioativos, adotando-os em dietas mediterrâneas através da sua utilização em análogos lácteos e potenciais farinhas à base de plantas para uso em panificação, massas e refeições tradicionais prontos-a-comer de valor acrescentado. 

O MORE está bem identificado com as diferentes etapas do desenvolvimento e gestão do projeto. Sendo participante na WP1, WP2 e WP4, o MORE irá garantir a seleção do produto de acordo com as diretrizes do projeto e da transferência de conhecimento fundamental para todos os parceiros e infraestruturas do projeto. Como líder da WP6, o MORE irá conduzir uma disseminação e comunicação eficiente dos resultados do projeto no âmbito da comunidade científica, assim como em mercados relevantes com perspetivas económicas, de forma a maximizar a exploração dos resultados. 

Avenida Cidade de Léon, 506
5301-358 Bragança

+351 300 081 998
+351 300 081 999

geral@morecolab.pt

Cofinanciado por: