Identificação e Enquadramento
Designação do projeto: Agricultural Decarbonization for a Better Future Working together for a green and competitive Europe.
Enquadramento: O presente projeto consiste no estabelecimento de parcerias entre entidades portuguesas e norueguesas, acelerando a transição para um setor agroalimentar de menor impacto ambiental. Ambiciona-se a implementação de atividades com vista à transferência de conhecimento entre as entidades intervenientes, promovendo o trabalho futuro e elevando os setores agroindustrial de ambos os países a novos patamares. Serão ainda produzidos materiais de sensibilização da população, como um vídeo educacional, para a temática dos gases com efeito de estufa no setor agroalimentar.
Entidade Financiadora: EEA Grants Portugal **
Promotores: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Parceiro: Bogsdalen Gård
Data de aprovação: 13/09/2023
Data de início: 01/01/2024
Data de conclusão: 31/12/2024
Investimento total: 14995.80 €
Investimento total elegível: 13496.22 €
O presente projeto consiste no estabelecimento de parcerias entre entidades portuguesas e norueguesas, acelerando a transição para um setor agroalimentar de menor impacto ambiental. Ambiciona-se a implementação de atividades com vista à transferência de conhecimento entre as entidades intervenientes, promovendo o trabalho futuro e elevando os setores agroindustrial de ambos os países a novos patamares. Serão ainda produzidos materiais de sensibilização da população, como um vídeo educacional, para a temática dos gases com efeito de estufa no setor agroalimentar.
Manual de Boas Práticas
A atividade 3 resultou na criação de um manual de boas práticas para a descarbonização no setor agroalimentar que pode ser gratuitamente acedido através do botão abaixo.
*O manual foi redigido em inglês.

** Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa
e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt