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Identificação e Enquadramento:

Designação do projeto: BIOma – Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar

Código do projeto: 46112– BIOma

Região de intervenção: Portugal Continental

Líder do projeto: CAMPOTEC IN – Conservação e Transformação de Hortofrutícolas, S.A.

Data de aprovação 2020-06-02

Data de início: 2020-07-01

Data de conclusão: 2023-06-30

Investimento total elegível: 6 723 727,87 €

Apoio financeiro da União Europeia: 4 319 232,60 €

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o Projeto

Copromotores:

ANSELMO MENDES Vinhos, Lda.
SGS PORTUGAL - sociedade geral de superintendência, S.A.
DEIFIL Technology Lda.
SORTEGEL - produtos congelados, s. A.
FOODINTECH LDA
SILVEX - Indústria de Plásticos e Papéis, S.A
ITAU - Instituto Técnico de Alimentação Humana, SA
BRIDGEPOINT Engenharias de Sistemas LDA
Inova+ - Innovation Services, S.A
ACUSHLA, S.A.
SONAE MC - Serviços Partilhados, S.A.
TJA - Transportes J. Amaral, S.A.
LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia
Universidade do Porto – Faculdade de Ciências
Universidade do Porto – Faculdade de Farmácia
Instituto de Soldadura e Qualidade
MORE - Laboratório Colaborativo Montanhas De Investigação - Associação
Instituto Politécnico Santarém
Instituto Politécnico de Bragança
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Universidade de Évora
Universidade Católica

Objetivos

O projeto BIOma compreende os seguintes objetivos:
1. Suportar a estratégia nacional para a Bioeconomia.
2. Contribuir para a estratégia nacional e europeia de digitalização da indústria.
3. Apoiar as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030
4. (objetivos de desenvolvimento sustentável - ODS).
5. Aumentar a competitividade dos agentes económicos da cadeia de valor agroalimentar.
6. Padronizar a avaliação da sustentabilidade da cadeia de valor agroalimentar.
7. Reduzir o desperdício alimentar através de soluções tecnológicas.
8. Valorizar resíduos e subprodutos agroalimentares para o desenvolvimento de produtos de base biológica.
9. Rastrear todas as etapas da cadeia de valor agroalimentar.
10. Promover a adoção de soluções tecnológicas na cadeia de valor agroalimentar.








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Descritivo

Atividades:

O projeto compreende a execução das seguintes atividades:

  • PPS1 1: siBIO- Solução digital de avaliação de sustentabilidade para a cadeia de valor agroalimentar
  • PPS 2: BIOsave – Soluções de combate ao desperdício alimentar
  • PPS 3: BIOvalue – Soluções de valorização de resíduos e subprodutos agroalimentares
  • PPS4 4: BIOtrace – Solução integrada de rastreabilidade para a cadeia de valor agroalimentar
  • PPS 5: BIOecosystem – Soluções de Bioeconomia para o mercado através do ecossistema Digital Innovation HUB
  • PPS 6: Gestão e disseminação do projeto BIOma

 

Resultados esperados:

  1. Metodologia de avaliação de sustentabilidade – Sustainability Index For Bioeconomy (siBIO);
  2. Ferramentas digitais para a aplicação de Sustainability Index For Bioeconomy (siBIO);
  3. Plataforma modular de apoio à redução do desperdício alimentar “FoodSaver”;
  4. Ingredientes naturais conservantes sem toxidade (preparações de fruta, compotas e doces);
  5. Novos filmes naturais conservantes para revestimento interno de películas e embalagens de produtos alimentares com libertação de conservantes;
  6. Novos ingredientes bioativos com propriedades funcionais extraídos a partir dos desperdícios agroindustriais
  7. Novos bioestimulantes e corretivos orgânicos do solo
  8. Solução de rastreabilidade para toda a CVAA, modular (produção primaria, transporte/logística, transformação, retalho/restauração e consumidor) suportada por uma plataforma digital integradora, interoperável e inviolável.
  9. Ecossistema Digital Innovation HUB para a cadeia de valor agroalimentar suportado por plataforma digital – BIOecosystem
  10. Metodologia de diagnóstico de maturidade para a Bioeconomia
  11. Marketplace modular para a cadeia de valor agroalimentar: 1) Tecnologia 2) Subprodutos 3) Test Before Invest (campos experimentais) 4) Novos produtos base biológica
  12. Metodologia de campos abertos de demonstração – Test Before Invest

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