Avançar para o conteúdo
Logo BisOlive
01

Identificação e Enquadramento:

Designação do projeto: Bis+Olive: Uso de bagaço de azeitona na alimentação de suínos da raça Bísara. Avaliação do efeito na qualidade da carne.

Código do projeto: NORTE-01-0247-FEDER-072234

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: Norte

Entidade(s) beneficiária(s):

Bísaro – Salsicharia Tradicional (Líder do projeto)

MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação

Instituto Politécnico de Bragança

Alberto João Fernandes

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Data de aprovação: 28-01-2021

Data de início: 1-1-2021

Data de conclusão: 30-06-2023

Investimento total elegível: 825 894,23 €

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 592.302,48 €

02

Objetivos

O projeto Bis+Olive pretende examinar se o bagaço de azeitona pode ser incluído na dieta do porco bísaro e em que altura e quantidade; e avaliar os efeitos da sua introdução na qualidade da carne e produtos transformados; assim como potenciar a economia circular e sustentabilidade com uso de um subproduto da região na dieta de uma raça autóctone da região, diminuindo custos de produção mediante “km0”, aumentando a divulgação/promoção, expansão e valorização desta raça autóctone e criar valor acrescentado nas empresas da região.

03

Atividades

Neste projeto irão realizar-se diversas atividades, tais como, ensaios para avaliar a tolerância e estimar o nível de inclusão e formulações a utilizar, bem como ensaios de laboratório para avaliar o crescimento e de digestibilidade em animais, realização de ensaios em exploração de um criador de porcos bísaro em sistema extensivo, onde se incorporará o bagaço na dieta dos porcos bísaro. Serão realizadas várias tarefas onde se avaliará a qualidade das carcaças e da carne em fresco, elaboração e avaliação em indústria transformadora de produtos de salsicharia e fumeiro com carne de porcos bísaro alimentados com bagaço de azeitona. Outra das atividades a realizar será a avaliação dos impactos das ideias deste projeto na sustentabilidade na região nordeste transmontano. Estão também previstas diferentes atividades de disseminação do projeto.

O MORE CoLAB lidera a Atividade 5, responsável pela avaliação do impacto do projeto ao nível da sustentabilidade com base em princípios de economia circular, sendo participante na Tarefa 6 da Atividade 4, referente à aplicação de modelos de regressão para análise rápida de parâmetros de qualidade.

04

Resultados esperados

Com o projeto Bis+Olive espera-se reduzir custos de produção, aumentar a qualidade da carne e melhorar as vendas de produtos da raça bísara, criação de novos produtos, valorizar a raça Bísara e o subproduto dos lagares de azeite (bagaço), e criar valor acrescentado em explorações familiares e cozinhas tradicionais do nordeste transmontano. Contribuir também para um sistema de produção agroalimentar e agrotransformação mais sustentável, englobando bioeconomia sustentável e circular, e reduzindo o impacto do bagaço de azeitona, que na atualidade está pouco ou nada valorizado.

 

Artigos desenvolvidos no âmbito do projeto Bis+Olive

Effect of the Inclusion of Olive Cake in the Diet on the Physicochemical Characteristics of Dry-Cured Loin and Dry-Cured “Cachaço” of Bísaro Pig

Did the Addition of Olive Cakes Obtained by Different Methods of Oil Extraction in the Finishing Diet of Bísaro Pigs Affect the Volatile Compounds and Sensory Characteristics of Dry-Cured Loin and “Cachaço”?

Can the Introduction of Different Olive Cakes Affect the Carcass, Meat and Fat Quality of Bísaro Pork?

Avenida Cidade de Léon, 506
5301-358 Bragança

+351 300 081 998 (chamada para a rede fixa nacional)
+351 300 081 999 (chamada para a rede fixa nacional)

geral@morecolab.pt