13 a 14 de outubro 2022 | Presencial | Inscrições até 15 de Setembro de 2022
No âmbito do projeto LOCALNUTLEG – Desenvolvimento de produtos alimentares de valor acrescentado à base de plantas através da promoção de variedades Mediterrânicas locais de frutos secos e leguminosas, irá realizar-se nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, a conferência internacional IMTF (https://imtf.morecolab.pt).
A organização desta conferência é uma colaboração entre o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação (MORE CoLAB) e o Instituto Politécnica de Bragança (IPB).
Esta iniciativa pretende criar um novo espaço de reflexão de como podemos inovar na Alimentação Tradicional Mediterrânica, introduzindo novos produtos e novos processos e ainda manter o nosso Património Cultural Imaterial da Humanidade. Visto que, a Dieta Mediterrânica envolve um conjunto de saberes-fazer, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições relativos ao cultivo, colheita, pesca, pecuária, conservação, processamento, preparação e, especialmente, partilha e consumo de alimentos.
Esta conferência internacional pretende reunir investigadores/as, académicos/as, estudantes, industriais, profissionais e consumidores de diferentes países, a fim de partilhar e aprofundar os conhecimentos e experiências, sobre uma variedade de tópicos relacionados com a inovação na Alimentação Tradicional Mediterrânica, com especial enfoque no desenvolvimento de:
- Análogos lácteos inovadores à base de plantas;
- Farinhas à base de leguminosas e frutos secos para uso no desenvolvimento de produtos de panificação e massas;
- Refeições tradicionais prontas-a-comer de valor acrescentado.
Neste evento, além das várias sessões de discussão internacional, irá decorrer a primeira reunião presencial do projeto LOCANUTLEG (https://localnutleg.eu/), contado com a presença dos 20 parceiros de 8 países.
O projeto LOCALNUTLEG é financiado pelo PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica), impulsionado pelo programa europeu H2020.