Avançar para o conteúdo
Início » EDUCAGE DESENVOLVE CURSO HÍBRIDO E APP DE APOIO AOS CUIDADORES DE IDOSOS

EDUCAGE DESENVOLVE CURSO HÍBRIDO E APP DE APOIO AOS CUIDADORES DE IDOSOS

  • por

Nos dias 11 e 12 de maio, decorreu em Hradec Kárlové, Chéquia, a 3.ª reunião presencial do projeto EducAGE, cofinanciado pelo programa Eramus+. Este encontro teve como principal propósito discutir o desenvolvimento de um curso híbrido e de uma app de m-learning com vista à capacitação de cuidadores que apoiam os idosos através de estratégias de envelhecimento saudável.

As equipas da Faculdade de Medicina da Karlova University e da Faculdade de Tecnologias da Informação da Hradec Kárlové University (Chéquia) foram as anfitriãs, contando a reunião com a presença de 14 investigadores da área do envelhecimento saudável e tecnologia, oriundos das diferentes instituições parceiras.

No decorrer do encontro foram discutidos aspetos importantes referentes à implementação e validação do curso sobre envelhecimento saudável em modo híbrido (presencial e online). As questões de acessibilidade aos materiais digitais pela população-alvo foram igualmente foco de discussão, tendo-se procurado recorrer a soluções digitais de fácil utilização. O desenvolvimento de atividades de aprendizagem informal foi também alvo de discussão e progressos.

Pretende-se desta forma integrar numa app de simples utilização, promotora de aprendizagem informal, conteúdos importantes para os cuidadores, que incluem, por exemplo, dicas, vídeos de curta duração, pequenos jogos de perguntas e respostas, palavras cruzadas e flashcards. A aplicação assentará em conceitos de gamificação com o intuito de incentivar os seus utilizadores a aprofundarem os seus conhecimentos.

Financiado pelo programa Erasmus+ (2021-1-PT01-KA220-ADU-000028254), o EducAGE é destinado aos cuidadores de idosos e prevê um livro digital que agrega informação prática para prevenção do declínio funcional dos idosos, uma formação interativa de 32,5 horas, ministrada através de um modelo híbrido e uma aplicação de telemóvel que visará promover a aprendizagem informal sobre os diferentes temas do envelhecimento saudável.

O consórcio EducAGE, que inclui Instituto Politécnico da Guarda (IPG); CCMIJU – Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jesús Usón; MORE CoLAB; CUNI – Charles University; UHK – University of Hradec Králové e SE-DSRT – Semmelweis University; conta com uma distinta experiência em projetos de investigação, serviços e redes relacionados com as áreas chave do projeto, como envelhecimento saudável, soluções TIC para formação e implementação prática de programas para idosos.

Os primeiros resultados do projeto EducAGE estão já a ser partilhados em versão inglesa e brevemente serão partilhados nas línguas dos países que participam neste projeto.

Mais informação disponível no website do EducAGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *