O projeto VALMEDALM – Valorização de amendoais Mediterrânicos através do uso de estratégias integradas de intercropping, que irá ser coordenado pelo MORE CoLAB, iniciou os seus trabalhos no dia 1 de junho.
Este projeto visa potenciar a produção local de amêndoa do Mediterrâneo através da implementação de práticas de intercropping como uma estratégia integrada alinhada com aspetos económicos e sociais, bem como com princípios sustentáveis para uma adaptação às alterações climáticas. Nesta proposta, o consórcio irá usar campos demonstradores como ponto de partida para avaliar os diferentes impactos da utilização de estratégias de intercropping, com um grande foco no desenvolvimento de canais de interação e networking junto de agricultores locais e associações de produtores, para promover a formação, a transferência de conhecimento e o trabalho colaborativo.
O projeto VALMEDALM reúne um consórcio internacional composto por nove entidades de seis países – Portugal, Itália, Croácia, Israel, Egito e Marrocos – envolvendo organizações, institutos, universidades, associações e empresas.
No âmbito do projeto, já foi realizado o Kick-Off Meeting do projeto no dia 8 de junho, de forma virtual, reunindo os líderes e respetivas equipas das diferentes entidades envolvidas, por forma a alinhar os trabalhos a realizar.
O projeto é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), pelo PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica), impulsionado pelo programa europeu H2020.