Avançar para o conteúdo
Início » o IoT tornou-se uma das tecnologias mais importante do século XXI

o IoT tornou-se uma das tecnologias mais importante do século XXI

  • por
SABIA QUE...

o IoT tornou-se uma das tecnologias mais importante do século XXI?

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) é uma rede de objetos físicos – dispositivos, veículos e equipamentos – incorporados com sensores, software e conectividade de rede, para que possam conectar e trocar dados com outros diapositivos, com ou sem a intervenção ativa do ser humano.

Transportes públicos, prédios, eletrodomésticos, smartwatch, detetores ambientais, dispositivos médicos ou uma lâmpada são exemplos de dispositivos de IoT.

De acordo com a IoT Analytics, os dispositivos ativos de IoT atingiram 9,5 mil milhões em 2019, muito mais que os 8,3 mil milhões estimados anteriormente. Estima-se ainda que número total de dispositivos IoT conectados chegue a 28 mil milhões até 2025, impulsionado ainda mais pelas novas conexões de área ampla de baixa potência (LPWAN) e também pelo 5G.

Conhecido o potencial das tecnologias IoT estas passaram a ser aplicadas em outros sectores, surgindo assim a IoT Indústria (IIoT). A IIoT refere-se ao uso desta tecnologia para fins de manufatura e de outros setores industriais, tais como petróleo e gás, energia e serviços públicos, transportes, entre outros. A IIoT adiciona sensores a pessoas, lugares, processos e produtos presentes numa cadeia de valor para capturar e analisar informações que podem promover as metas de uma organização.

Segundo a PwC Portugal, 73% das empresas estão, atualmente, a investir em tecnologias IoT sendo que 47% dizem que esta será a tecnologia mais importante para reduzir custos.

A McKinsey & Company prevê que, até 2025, o impacto económico geral da IoT poderá atingir US $11,1 biliões, superando sectores como “Internet móvel”, “Automação do conhecimento” e “Tecnologia em nuvem”.

Cofinanciado por:

RP
FCT
Norte
PT
UE