Avançar para o conteúdo
Início » A Indústria 4.0 é a quarta revolução industrial

A Indústria 4.0 é a quarta revolução industrial

  • por
SABIA QUE...

a Indústria 4.0 é a quarta revolução industrial?

Definimos a Indústria 4.0 como a quarta revolução industrial. A Indústria 4.0 foca-se na total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários fornecedores da cadeia de valor. A forma como as empresas interagem dentro da cadeia de valor vem ganhando uma nova formatação, ou seja, a tecnologia avança e passa a ser tudo mais dinâmico, intuitivo, ágil e assertivo.

O termo Indústria 4.0 engloba a promessa de uma nova revolução industrial – que combina técnicas avançadas de fabrico com a Internet das Coisas para criar sistemas de fabrico que não são apenas interconectados, mas também comunicam, analisam e usam as informações para impulsionar ações inteligentes de volta ao mundo físico.

Segundo o PwC em Portugal apenas 34% das 56 empresas observadas considerou estar num nível avançado de digitalização, do que, em relação aos números globais (33%) demonstra alinhamento de Portugal em relação à comunidade global. No entanto, 86% das empresas portuguesas do setor têm como expectativa alcançar elevados níveis de digitalização, nos próximos cinco anos.

Cofinanciado por:

RP
FCT
Norte
PT
UE