Avançar para o conteúdo
Início » O Cante Alentejano e o Fado

O Cante Alentejano e o Fado

  • por
SABIA QUE...

o Cante Alentejano e o Fado são Património Cultural Imaterial da Humanidade reconhecidos pela UNESCO?

Segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, Património Cultural são todos os bens que, sendo testemunhos com valor de civilização ou de cultura, portadores de interesse cultural relevante, devam ser objeto de especial proteção e valorização. A preservação do património contribui para a valorização de uma nação, de um grupo étnico, de uma comunidade religiosa, de uma tribo ou de uma família.

Portugal tem no seu Património Cultural uma expressão musical muito genuína, única no mundo, o Cante Alentejano e o Fado, sendo reconhecidos como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Cantado em coro e sem qualquer recurso a instrumentos musicais, por grupos de homens e mulheres, o Cante Alentejano é uma manifestação popular característica dos vários concelhos do distrito de Beja. No entanto, foi o Município de Serpa que tomou a iniciativa da sua inscrição no Património Mundial em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Esta classificação foi obtida em 2014. Embora atualmente seja mantida pelos grupos corais, alguns deles já centenários, sempre aconteceu em contextos informais, durante o trabalho no campo ou em momentos de festa. As letras falam de sentimentos e de momentos do quotidiano. Visite a “Casa do Cante”, em Serpa.

Um xaile, uma guitarra portuguesa, uma voz e muito sentimento é a melhor maneira para descrever o Fado, uma música do mundo que é portuguesa. O Fado enquanto canção urbana de Lisboa, símbolo identitário da cidade e do país foi classificado pela UNESCO em 2011. Para saber todos os pormenores, o melhor é visitar o Museu do Fado, em Alfama, um dos bairros históricos de Lisboa. Visite também, perto da Madragoa, a Casa onde Amália viveu, hoje transformado num museu. Foi a mais carismática das fadistas e quem internacionalizou o fado levando-o às grandes salas Europeias.

Alie o Dia Mundial da Música (1 de outubro) à campanha lançada pelo Turismo de Portugal, no passado dia 27 de setembro, na celebração do Dia Mundial de Turismo: “#TUPODES – Visita muito por pouco”. Em https://www.visitaportugal.pt/ estarão disponíveis centenas de experiências turísticas e gastronómicas, alojamento, visitas a museus e viagens de comboio, a preços acessíveis, que podem incluir descontos até 50%.

 

Cofinanciado por:

RP
FCT
Norte
PT
UE