Avançar para o conteúdo
Início » 21 de fevereiro – Dia Internacional da Língua Materna

21 de fevereiro – Dia Internacional da Língua Materna

  • por
Sabia Que...

no 21 de fevereiro se comemora o Dia Internacional da Língua Materna? E Portugal tem duas línguas oficiais?

andrew-butler-aUu8tZFNgfM-unsplash

Foi em 1999, que a UNESCO adotou a celebração deste dia tão importante com o objetivo de celebrar a importância da diversidade linguística e cultural, contribuindo para proteger as línguas faladas no mundo, num total de quase 6 mil línguas faladas.

Portugal conta com duas línguas oficiais: o português e o mirandês. O dialeto mirandês sobreviveu centenas de anos no isolamento, alcançando em 1999 o estatuto de segunda língua oficial em Portugal, reconhecida pela Assembleia da República, da Lei 7/ 99 de 29 de janeiro.

Em 2008, foi estabelecida uma convenção ortográfica, patrocinada pela Câmara de Miranda do Douro e levada a cabo por um grupo de linguistas, com vista a  estabelecer regras claras para escrever, ler e ensinar o mirandês, bem para como estabelecer uma escrita o mais unitária possível. O ensino do mirandês, como opção, nas escolas do concelho de Miranda do Douro, é ministrado desde o ano letivo 1986/87, por autorização do Ministério da Educação. Estima-se que atualmente haja oito mil falantes de língua mirandês repartidos pelo território nacional.

O primeiro texto escrito em língua mirandesa é datado de 1884 sendo da autoria do filólogo José Leite de Vasconcelos.

Cofinanciado por:

RP
FCT
Norte
PT
UE