Avançar para o conteúdo
Início » As florestas são sistemas ecológicos importantes no fornecimento de serviços à sociedade

As florestas são sistemas ecológicos importantes no fornecimento de serviços à sociedade

  • por
SABIA QUE...

As florestas são sistemas ecológicos importantes no fornecimento de serviços à sociedade?

Por definição uma Floresta é o terreno, com área maior ou igual a 0,5 hectares e largura maior ou igual a 20 metros, onde se verifica a presença de árvores florestais que tenham atingido, ou com capacidade para atingir, uma altura superior a 5 metros e grau de coberto maior ou igual a 10 %.

As florestas são sistemas complexos, responsáveis por um conjunto de processos ecológicos que proporcionam condições ambientais e paisagísticas específicas, sendo, pela sua natureza, espaços multifuncionais, onde podemos encontrar um mosaico de funções diversificado. Entre os serviços ambientais associados aos espaços florestais destacam-se o sequestro de carbono, a protecção da biodiversidade, a conservação de recursos hídricos, a paisagem, o recreio e os valores de opção e existência. Estes serviços são essenciais não só para a manutenção dos sistemas social e económico, como também fundamentais no desenvolvimento a várias escalas. A floresta, é fonte de emprego, exportações, lazer, biodiversidade, sequestro de carbono, proteção do solo, regulação da qualidade da água e do ciclo hidrológico. Os incêndios florestais têm assumido um papel devastador destes ecossistemas atiçados pelo desordenamento florestal.

Mais de um terço do território de Portugal continental é ocupado por floresta. Somadas a este valor as áreas de matos e as superfícies agroflorestais (terrenos que conjugam áreas de cultivo e/ou pasto com espécies florestais), a paisagem predominantemente arborizada e/ou arbustiva totaliza quase 60% do território.

Os espaços florestais são geradores de riqueza, constituem paisagens únicas, albergam uma enorme biodiversidade, deslumbram os turistas e enriquecem a gastronomia. Dão resposta aos três pilares do desenvolvimento – economia, sociedade e ambiente. A sua evolução cruza-se com a do país. A riqueza não se esgota aqui, nos empregos, nas exportações, nas vendas, no lazer. Não é por acaso que Portugal tem uma das maiores percentagens de território classificado como excecional a nível europeu. A biodiversidade que a Rede Natura encerra, grande parte inscrita em zonas florestais, é reconhecida como única. As florestas são um dos maiores e mais importantes recursos naturais do país e tem dado provas disso. Desde sempre, do fogo, ao abrigo e alimentação com que protegia as gentes, à pasta de papel ou à cortiça que hoje alimentam uma fatia importante da economia nacional, a floresta deu o material que levou os portugueses a outras paragens ou que permitiu que a ferrovia assentasse carris pelo país fora.  

 

Cofinanciado por:

RP
FCT
Norte
PT
UE