Avançar para o conteúdo
Início » O fogo controlado pode ser uma importante ferramenta de gestão dos espaços florestais

O fogo controlado pode ser uma importante ferramenta de gestão dos espaços florestais

  • por
SABIA QUE...

o fogo controlado pode ser uma importante ferramenta de gestão dos espaços florestais?

O fogo é um agente modelador das nossas paisagens, mas é sobretudo um processo ecológico que sempre ocorreu e intervém na conservação dos ecossistemas.

No período 2001-2020 registaram-se cerca de meio milhão de ocorrências de fogo rural e uma área ardida de aproximadamente 2,9 milhões de hectares. Perante estes dados, a necessidade da gestão de combustíveis é evidente. O fogo controlado pode atuar como  uma importante ferramenta de gestão de espaços florestais,.

Ao usarmos o fogo como uma ferramenta de gestão dos espaços florestais queimamos o combustível aí existente, reduzindo-o, como forma de prevenção, a níveis não críticos. A aplicação do fogo nestas condições designa-se de fogo controlado e ocorre em condições bem definidas de acordo com os objetivos expectáveis. Esta é uma técnica muito exigente, no entanto é muito versátil pois pode ser usada com objetivos silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Esta técnica permite a gestão dos espaços com menores custos económicos quando comparada com outras.

Os meses de Novembro a meados de Março constituem a época mais apropriada para a prática de fogo controlado, e em casos de anos com uma precipitação elevada nos meses de Outubro, este período também poderá ser considerado como potencial para a execução de fogo controlado. Todavia esta técnica poderá ser utilizada sempre que se reúnam as condições incluídas dentro do intervalo de prescrição previamente definidas desde que utilizada por pessoas capacitadas para o efeito de acordo com o estabelecido na legislação em vigor.

Cofinanciado por:

RP
FCT
Norte
PT
UE