Avançar para o conteúdo
Início » INOVAR NO SETOR AGROALIMENTAR

INOVAR NO SETOR AGROALIMENTAR

  • por

O setor agroalimentar, incluindo a industria alimentar, constitui um importante espaço na economia nacional, sendo responsável por um volume de negócios anual de valor superior a 21mil milhões de euros, empregando mais de 300 mil pessoas.

Nos últimos anos as empresas desse setor têm identificado alguns desafios, em resultado dos novos hábitos de consumo, inovação e transformação digital, sustentabilidade e economia circular, e o aumento custo de matérias-primas e serviços externos. Face a estes desafios, existe a necessidade deste setor se readaptar, fazendo ajustes das suas estruturas produtivas para minimizar os efeitos da sua atividade no ambiente, reduzir o volume de resíduos e subprodutos gerados, com ganhos ambientais e económicos, bem como diversificar o seu portfólio de produtos.

Neste contexto, o grupo BIOB – Alimentos, Produtos e Processos de Base Biológica, do MORE CoLAB, em colaboração com diversas entidades do sistema científico e diversas empresas, tem trabalhado na adoção de processos mais eficientes e sustentáveis, na valorização de subprodutos, redução do desperdício alimentar, e na criação de novos produtos alimentares que acompanhem as novas tendências do mercado e valorizem os recursos endógenos e naturais.

Estão assim em curso quatro projetos que têm como principal objetivo desenvolver estratégias inovadoras de valorização de subprodutos, em particular no setor olivícola (OliveBioExtract); na produção e transformação de abobora (PulpIng); hortofrutícola e olivícola (BIOMA) e da castanha (Bio4Drinks). Uma estratégia recorrente consiste na identificação e utilização de ingredientes de valor acrescentado provenientes dos subprodutos (por exemplo: conservantes e corantes naturais) e aplicá-los em novas formulações alimentares e/ou cosmecêuticas.

Outro desafio abordado pelo grupo é a criação de soluções inovadoras e sustentáveis de forma a combater o desperdício alimentar, onde se inserem dois projetos em curso, o Projeto RevestCAST e o Projeto BIOMA. Apostamos em inovação tecnológica, com a adaptação dos processos indústrias existentes, implementando processos mais eficientes e sustentáveis, sem comprometer a produtividade e qualidade final dos produtos.

Por fim, numa tentativa de dar resposta aos novos padrões de consumo e tendências do mercado, trabalhamos no projeto LOCALNUTLEG onde visamos criar novos produtos alimentares inovadores de base vegetal, bem como implementar uma estratégia de comercialização e exploração para esses novos produtos.

Em simultâneo, temos auxiliado as empresas nacionais, através da prestação de serviços de desenvolvimento e inovação, a solucionar alguns dos desafios do desenvolvimento de novos produtos, ao nível dos processos e das formulações.

Em suma, as empresas do setor agroalimentar reconhecem que a adoção de práticas assentes na sustentabilidade e o investimento em inovação permitem obter importantes vantagens competitivas num mercado global.  A adoção destas práticas trazem alguns desafios, nesse sentido o MORE CoLAB é uma entidade de interface que procura ajudar as empresas a encontrar os parceiros certos para resolver os desafios do setor agroalimentar.

Por: Luana Fernandes / Alexandre Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *