Avançar para o conteúdo
Início » Produtos Alimentares Inovadores – LOCALNUTLEG

Produtos Alimentares Inovadores – LOCALNUTLEG

  • por
Dia Internacional da Montanha

produtos alimentares inovadores LOCALNUTLEG

O Dia Internacional da Montanha é celebrado anualmente no dia 11 de dezembro, com a finalidade de consciencializar as pessoas da grande biodiversidade de fauna e flora, e da singularidade cultural e gastronómica que as montanhas possuem e da importância da sua preservação.

O MORE tem como principal missão promover e dinamizar o desenvolvimento das regiões de montanha. A montanha vincula uma grande riqueza ao nível da biodiversidade e ao nível da diversidade de produtos endógenos de qualidade reconhecida. Os recursos endógenos de montanha de origem alimentar são, de facto, de ampla gama e com devido reconhecimento, juntando tradições seculares com os recursos típicos da região que atribuem um valor ímpar que é fundamental preservar. A valorização de toda a riqueza existente na montanha e a inovação dos seus recursos assume, por isso, extrema importância com a qual o MORE está perfeitamente enquadrado para criar soluções e novas oportunidades com vista ao desenvolvimento desta região do país.

Nesse contexto de inovação, foi aprovada uma candidatura à secção “Cadeia de Valor Agroalimentar” do programa PRIMA, uma iniciativa suportada e financiada pelo Horizonte 2020, sendo o MORE umas das entidades participantes. O projeto financiado, com o acrónimo “LOCALNUTLEG”, visa desenvolver produtos alimentares inovadores (com a máxima quantidade de nutrientes e compostos bioativos), através da identificação de diferentes variedades locais de frutos secos e leguminosas (ex. castanhas, amêndoas, nozes, grão de bico, tremoço) ligados à cultura gastronómica mediterrânica, com o intuito de promover a dieta mediterrânica. Sendo a região Mediterrânica uma zona surpreendentemente montanhosa, o projeto LOCALNUTLEG é mais um dos trabalhos do MORE em áreas de montanha.

Cofinanciado por:

RP
FCT
Norte
PT
UE