Avançar para o conteúdo
Início » 29 de abril – Dia Mundial da Dança

29 de abril – Dia Mundial da Dança

  • por
Sabia Que...

no 29 de abril se celebra o Dia Mundial da Dança?

768198612_102754705b_h

O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril. A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança. A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas. Celebrando-se assim, através de diversas iniciativas, como por exemplo, espetáculos, workshops, demonstrações e palestras, que decorrem em espaços culturais, comerciais e recreativos, em todo o mundo.

Existem diversos estilos de dança, por exemplo, a Dança do Ventre, o Sapateado, o Flamengo, o Ballet, o Tango, a Salsa, o Pole Dance, o Acrodance, a Dança Contemporânea, as Danças Urbanas, entre muitos mais.

Em Portugal e particularmente em Trás-os-Montes, os Pauliteiros de Miranda, são os praticantes da dança guerreira característica das Terras de Miranda, chamada de dança dos paus, que representa momentos históricos locais acompanhada com os sons da gaita-de-foles, caixa, bombo e castanholas e tem ainda a particularidade de ser dançada por oito homens (mais recentemente também dançada por mulheres) que vestem um chapéu decorado que representa o capacete militar, um colete em sorrubeco trabalhado e a camisa de linho que imitam a armadura, a saia em linho trabalhada, os lenços, as meias altas em lã pura e as botas em pele e finalmente por dois paus (palos) com os quais estes dançadores fazem uma séria de diferentes passos e movimentos coordenados. O reportório musical da dança dos paus chama-se lhaços, e é constituido pela música, texto e coreografia.

Cofinanciado por:

RP
FCT
Norte
PT
UE