Avançar para o conteúdo

MORE CoLAB desenvolve projeto para melhorar as competências dos cuidadores aos idosos para um envelhecimento saudável através da transformação digital

  • por

O MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, encontra-se a desenvolver o projeto EducAGE, direcionado para os cuidadores informais e formais e pretende melhorar as competências dos cuidadores que apoiam os idosos em estratégias de Envelhecimento Saudável, assente numa transformação digital da sua formação para tarefas diárias, tendo como diretrizes as políticas e recomendações europeias pelo programa desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Atenção Integrada para as pessoas idosas – ICOPE.

O projeto prevê o desenvolvimento de conteúdos e de abordagens inovadoras para a capacitação dos cuidadores de pessoas idosas, que serão disponibilizados através de uma aplicação móvel e uma plataforma e-learning para a promoção da aprendizagem e será ainda produzido um white paper digital para fortalecimento do papel dos cuidadores.

Nesse sentido, serão desenvolvidos conteúdos e ferramentas de alta qualidade considerando contextos nacionais e locais que possam aumentar o impacto dos nossos resultados. 

O MORE CoLAB, através do seu conhecimento técnico, tem a responsabilidade do desenvolvimento da plataforma e-learning, através da qual serão disponibilizados os cursos e outros conteúdos de interesse desenvolvidos para os cuidadores formais e informais, bem como no apoio ao desenvolvimento da aplicação móvel.  Participa ainda, de forma transversal, em todas as atividades e no desenvolvimento de conteúdos previstos para a sua concretização.

“Para além do seu âmbito internacional, o projeto tem uma importância acrescida nos territórios de baixa densidade, onde o MORE CoLAB atua e proporciona uma oportunidade clara de inovação social com recurso a tecnologias de informação e com efeitos práticos na qualidade de vida da população sénior”, afirma Andrey Romanenko, Diretor Executivo do MORE CoLAB.

O projeto EducAGE, financiado pelo Programa Europeu para a Educação –  Erasmus + e resulta de uma parceria de seis instituições europeias, liderada pelo IPG – Instituto Politécnico da Guarda, em parceria com o MORE CoLAB que compõem as instituições oriundas de Portugal. Estão ainda presentes mais quatro instituições de três países europeus, Espanha (CCMIJU – Jesús Usón Minimally Invasive Surgery Centre), Hungria (Semmelweis University) e Republica Checa CUNI- Charles University e UHK – University of Hradec Králové.

Este projeto é financiado através da Agência Nacional Erasmus+ na linha KA204 – Cooperação e parcerias estratégicas para a educação de adultos.

Cofinanciado por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *