Avançar para o conteúdo

Conferência Internacional “Innovation in Mediterranean Traditional Foods: novel products and processes (IMTF)”

13 a 14 de outubro 2022 | Presencial | Inscrições até 15 de Setembro de 2022

No âmbito do projeto LOCALNUTLEG – Desenvolvimento de produtos alimentares de valor acrescentado à base de plantas através da promoção de variedades Mediterrânicas locais de frutos secos e leguminosas, irá realizar-se nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, a conferência internacional IMTF (https://imtf.morecolab.pt).

A organização desta conferência é uma colaboração entre o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação (MORE CoLAB) e o Instituto Politécnica de Bragança (IPB).

Esta iniciativa pretende criar um novo espaço de reflexão de como podemos inovar na Alimentação Tradicional Mediterrânica, introduzindo novos produtos e novos processos e ainda manter o nosso Património Cultural Imaterial da Humanidade. Visto que, a Dieta Mediterrânica envolve um conjunto de saberes-fazer, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições relativos ao cultivo, colheita, pesca, pecuária, conservação, processamento, preparação e, especialmente, partilha e consumo de alimentos.

Esta conferência internacional pretende reunir investigadores/as, académicos/as, estudantes, industriais, profissionais e consumidores de diferentes países, a fim de partilhar e aprofundar os conhecimentos e experiências, sobre uma variedade de tópicos relacionados com a inovação na Alimentação Tradicional Mediterrânica, com especial enfoque no desenvolvimento de:

  • Análogos lácteos inovadores à base de plantas;
  • Farinhas à base de leguminosas e frutos secos para uso no desenvolvimento de produtos de panificação e massas;
  • Refeições tradicionais prontas-a-comer de valor acrescentado.

Neste evento, além das várias sessões de discussão internacional, irá decorrer a primeira reunião presencial do projeto LOCANUTLEG (https://localnutleg.eu/), contado com a presença dos 20 parceiros de 8 países.

O projeto LOCALNUTLEG é financiado pelo PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica), impulsionado pelo programa europeu H2020.

1 comentário em “Conferência Internacional “Innovation in Mediterranean Traditional Foods: novel products and processes (IMTF)””

  1. Vera Maria de Almeida d'Orey

    Boa tarde, somos proprietários de uma quinta na Serra da Estrela que, apesar do desconhecimento técnico da agricultura, temos enorme interesse em aprender e semear (btp) nossa terra com as práticas mais naturais e tradicionais, apostando na qualidade de produtos diferenciados e não na quantidade. Gostava de inscrever-me na Convenção Internacional de Outubro/2022 e assim começar a conhecer as melhores práticas.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.