Avançar para o conteúdo
Início » Competitividade das PMEs nas áreas da bioeconomia agroflorestal e da economia circular em discussão

Competitividade das PMEs nas áreas da bioeconomia agroflorestal e da economia circular em discussão

  • por

Decorreu nos dias 15 e 16 de Setembro, em Bragança, no Edifício Brigantia Ecopark a conferência do projeto INBEC for the future, sobre a colaboração luso-espanhola para melhorar a competitividade das PME no domínio da bioeconomia agroflorestal e da economia circular.

O projeto INBEC pretende identificar recursos e agentes existentes no setor da Bioeconomia Circular no âmbito das regiões transfronteiriças e impulsionar o desenvolvimento de projetos de I+D+i e a cooperação transfronteiriça, favorecendo a criação de conhecimento e o desenvolvimento de soluções biotecnológicas para a sua incorporação no mercado e na indústria regional, com o fim de potencializar um crescimento inteligente, sustentável e integrador.Este projeto visa implementar a criação de novas indústrias e atividades económicas e a diversificação das atividades produtivas baseadas na transformação de recursos biológicos e no desenvolvimento de novos bioprodutos e serviços bem como maximizar o potencial da Bioeconomia Circular em Castilla y Leon e Portugal, promovendo a presença em novos mercados e a procura deste tipo de recursos e produtos.

A Conferência foi organizada pela Fundação Cesefor em colaboração com os Laboratórios colaborativos ForestWise e More CoLAB.

Os trabalhos do evento decorreram ao longo dos dois dias tendo iniciado com a cerimónia de boas-vindas seguida da sessão de abertura que contou com a Presença da senhora Secretária de Estado do desenvolvimento Regional Dr.ª Isabel Ferreira, com o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Dr. Orlando Rodrigues e com o Diretor Territorial do Instituto para a Competitividad Empresarial de Zamora, Fernando Alonso Ruiz.

Ao longo dos dois dias de trabalho foram abordadas as áreas de cooperação luso-espanhola em matéria de bioeconomia florestal, os programas e as iniciativas de financiamento e as as soluções tecnológicas de bioeconomia florestal. A identificação das necessidades territoriais foi o tema da mesa redonda que contou com a presença de diversas entidades dos territórios transfronteiriços. Foram ainda constituídos grupos de trabalho que durante o segundo dia trabalharam em algumas ideias de projeto selecionadas no âmbito da temática do evento.

No encerramento da conferência foram apresentadas e discutidas as ideias de projeto que agora terão um acompanhamento por parte das equipas de trabalho constituídas no decorrer do evento e das entidades organizadoras do mesmo.

Por: Sónia Geraldes 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *